Canela,

28 de fevereiro de 2024

Anuncie

Grupo Provoca, de Canela, realiza roteiro de visitas a hubs de inovação de Caxias do Sul

Compartilhe:

Ação faz parte do eixo Inovação do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS

Os integrantes da equipe de Governança de Inovação de Canela, batizado de Grupo Provoca, dedicaram parte do mês de novembro a uma série de visitas técnicas fora do município. A ação do eixo Inovação do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com a Prefeitura, incluiu encontros em alguns dos principais hubs de inovação de Caxias do Sul, passando pelo Conexo, vinculado às Empresas Randon; Parque de Ciência; Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, onde foram visitadas as empresas Marcopolo Next e Marco Zero. Conduzida pela consultora do Sebrae RS Luana Belarmino, a iniciativa foi realizada no último dia 18/11. 

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

O Provoca dedica-se ao desenvolvimento e fortalecimento de um ambiente favorável ao empreendedorismo e à inovação. “O ecossistema de inovação do município é plural e multissetorial, sendo formado por representantes do poder público, da iniciativa privada, do meio acadêmico, de instituições e organizações sociais. O objetivo é debater o cenário de inovação para projetar oportunidades de novos negócios na cidade a partir desse mapeamento de setores potencialmente promissores”, explica Luciano Melo, secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico e idealizador do Programa Canela Cidade Empreendedora e do Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica).

A primeira visita aconteceu no Conexo, que funciona como um hub de conexões, por meio físico e digital, entre as Empresas Randon e diversos players (investidores) para gerar conhecimento, fortalecer networking, resolver problemas reais, valorizar ideias, capacitar pessoas e gerar novas possibilidades de negócios. No Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, o grupo foi recebido pelo diretor César Panisson, que explicou de que forma atua o espaço, que tem como foco fomentar a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação. 

Finalizando as atividades, o grupo esteve na sede do Sebrae Caxias do Sul, conhecendo o espaço e conversando com o Coordenador Regional da Serra Gaúcha, Gustavo Rech, que explicou sobre as áreas de atuação do Sebrae RS e de que forma a instituição pode contribuir com as micro e pequenas empresas e também com o poder público. O representante da Governança de Inovação de Caxias de Sul, Cleber Figueiredo, apresentou ao grupo as ações já realizadas e também previstas para o ecossistema de inovação de Caxias do Sul.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Participaram da visita técnica Gabriele Grespan, Leandro Brito e Erick Souza Nascimento, representantes do Cidica; Eduardo Macedo, diretor do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação; Rita Souza, do Departamento de Comunicação, Nilvio Castanheiro, Gerente do Sindilojas; Guilherme Silva, Administrador da Bankbook, primeira startup instalada no Cidica; Irismar Hendges, diretora da FortalBeach; Thiago Merib, CEO da Arcade; Tiago Rodrigues e Luciana Catafesta, representantes da UCS Campus Hortênsias.