Canela,

21 de junho de 2024

Anuncie

Licenciar Soluções Ambientais captura imagens de animais silvestres em armadilha fotográfica

Compartilhe:

A Licenciar Soluções Ambientais Ltda, atua na região como Consultoria Ambiental a mais de 15 anos, e um dos trabalhos técnicos realizados pelos biólogos da empresa, é o chamado Monitoramento de Fauna. Para o desenvolvimento dessa atividade, são aplicadas diversas metodologias, entre elas, o método armadilha fotográfica.

Este tipo de método é executado antes, durante e depois de obras de implantação de loteamentos, condomínios, parques, etc. Este modelo de estudo/monitoramento é uma das exigências ambientais nos projetos de licenciamento, tanto Municipal, quanto Estadual.

Destaca-se, que os pontos escolhidos para a instalação das câmeras são previamente estudados, observando os locais com maior conexão com ambientes vegetados. Assim, é possível verificar se ocorre movimentação de fauna nesta área, presença de corredores ecológicos e, consequentemente, fluxo gênico.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Para a implantação de um empreendimento, é importante realizar o monitoramento de fauna para compreensão dos impactos da atividade sobre a fauna, bem como após a instalação, quando se dá movimentação diária fixa de pessoas.

Deste modo, é fundamental a conscientização do empreendedor frente a necessidade de manter passagens de fauna em locais onde é registrada a presença da mesma, com a finalidade de mitigar os impactos e permitir a manutenção da biodiversidade local.

Confira as imagens registradas pelas câmeras posicionadas:

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Quando um empreendimento está em operação e mantém diversidade de fauna nos registros do monitoramento, é possível compreender que a atividade desenvolvida no local está ocorrendo de forma harmoniosa, com ambientes bem conservados e mantendo as relações ecológicas.

Monitorar a fauna da região, pensar e aplicar metodologias que conservem os corredores ecológicos é uma forma de manter o equilíbrio entre o meio ambiente e a implantação de novos empreendimentos.