Canela,

24 de fevereiro de 2024

Anuncie

Parque Olivas de Gramado celebra o Dia Mundial da Oliveira

Compartilhe:

Em comemoração ao Dia Mundial da Oliveira celebrado no sábado, 26 de novembro, o Parque Olivas de Gramado realizou uma ação especial envolvendo os visitantes e o simbolismo da planta. A família Bertolucci, proprietária do empreendimento dedicado ao olivoturismo, prestou uma homenagem à árvore que produz o ouro líquido tão apreciado pelos amantes da boa mesa.

Para marcar a passagem da data, clientes do parque foram presenteados com um kit com produtos derivados das oliveiras. Um sunset especial com grande público também fez parte das comemorações.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Para reverenciar a árvore, os empresários, André, Daniel e Paula Bertolucci, acompanhados de seus filhos, plantaram duas mudas. A iniciativa simbolizou a longevidade, uma das características da oliveira, e foi realizada no novo espaço que será inaugurado em dezembro, em comemoração ao aniversário do parque,  intitulado de “O Bosque Encantado”, tendo um lindo pôr do sol como pano de fundo.

A oliveira é famosa pelos seus frutos, as apreciadas azeitonas. É delas que é extraído o azeite de oliva extravirgem – ingrediente clássico da gastronomia mediterrânea- e que nos tempos atuais possui grande produção não só nos seus terroirs originários (na Bacia do Mar Mediterrâneo, Península Ibérica e Oriente Medio), mas também no Hemisfério Sul, incluindo países como Chile, Argentina, Uruguai e Brasil.

 “Este momento é de suma importância para nossa família e para a olivicultura brasileira, pois representa o início de uma jornada de muito trabalho, estudo e dedicação, que gerou lindos frutos, entre eles o sucesso do Azeite de Oliva Extravirgem brasileiro no Mundo todo e a consolidação do olivoturismo no nosso país”, comenta o azeitólogo e empresário, André Bertolucci.

A oliveira é uma árvore considerada sagrada na mitologia grega e em diversas outras religiões, sendo símbolo de paz, abundância e glória. O azeite de oliva possui propriedades antioxidantes, que ajudam a reduzir diabetes e colesterol, prevenir diversos tipos de câncer e Alzeihmer, fortalecer o sistema imunológico, entre outros benefícios, fundamentais para a saudabilidade do nosso organismo. 

Uma oliveira com cerca de 350 anos trazida do Uruguai é preservada com muito carinho no parque. A árvore centenária dá boas-vindas aos visitantes do Olivas de Gramado, e é considerada a matriarca de todo o olival do empreendimento turístico.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

SOBRE O PARQUE

O Olivas de Gramado está situado na Linha Nova, localidade do interior onde o município nasceu em 1809. O empreendimento é um dos pioneiros no Brasil em olivoturismo e em 15 de dezembro completará quatro anos de atividades. 

Com uma plantação com mais de 16 mil pés de oliveira, além do mais puro azeite extravirgem, a empresa se destaca pela produção de infusões aromáticas e uma linha gourmet de azeites.

A empresa também investe na produção de uma variedade de produtos tendo como ingrediente base, a oliveira. Cosméticos, licores, geleias, patês, chás, gim, entre outros estão ao alcance dos clientes na Boutique do Azeite no interior do parque.