Canela,

20 de junho de 2024

Anuncie

Fê Brandão

EU VEJO VOCÊ

Fernanda Rosa Brandão

EU VEJO VOCÊ – Pais

Compartilhe:

A Pedagogia Sistêmica teve início no ano de 2000, um novo enfoque, um novo milênio que se baseia no natural da vida, onde os sistemas estão todos inter relacionados.

E por que? Tudo que somos hoje aprendemos com nossos antepassados e isso carregamos para o resto da vida, tanto as coisas boas, como as ruins. Cabe a nós decidirmos o que vai permanecer e o que não vai, o que vai nos influenciar e o devemos deixar pelo caminho.

Por isso que na Pedagogia Sistêmica uma das dinâmicas mais importantes é incluir os pais no coração, entender que cada criança vem pra escola com seus pais, e eles são os certos pra ela. E trabalhar também o sistema familiar, como avós e bisavós, sabendo que todos fazem parte deste sistema imenso que é a nossa família.

• Siga Fernanda Brandão no Instagram

Quando a criança percebe que pode amar seus pais, que pode pegar a força, respirar a força de cada um, ela se desenvolve de forma natural na escola. O ambiente se torna acolhedor, ela fica tranquila e consegue estar presente e livre para aprender. A maioria das dificuldades das crianças estão relacionadas aos pais, um dos pais não permite falar do outro, um fala mal do outro, um fala que não tem o outro, que foi abandonado.

Independente do que aconteceu entre o casal, a criança recebeu a vida deles. Se como casal não deram certo, como pais devem fazer o possível para serem bons pais para esta criança. A criança quando está na força dos pais, ela é alegre, brinca, aprende, é amorosa, tem seu desenvolvimento acontecendo naturalmente.

Quando é privada de falar e de amar um dos pais, ela é uma criança triste, agressiva, agitada e tantos outros sintomas observados nas escolas.

Em uma turma de alunos de seis anos foi feito um trabalho sobre os pais, onde cada um deveria pintar e sentir a força deles. Uma mãe veio até a escola questionar a respeito pois seu filho não tinha pai. A professora escutou a fala da mãe e em seguida a perguntou se a sete anos atrás ela não tivesse se relacionado com este homem, como seria a sua vida? A mãe começou a chorar e disse que não teria a coisa mais importante da sua vida, seu filho, ou seja as vezes as feridas são tantas que não percebemos o mal que podemos estar fazendo a nossas crianças.

Quando nos colocamos em um lugar de apenas sentir e entender que todos somos imperfeitos do nosso jeito, temos a chance de ampliar nosso olhar amoroso, sem julgar e sem esperar que tanto as crianças como os pais sejam como imaginamos.

• Leia mais de Fernanda Brandão

A Pedagogia Sistêmica vem com uma postura de ampliar nosso olhar, conduzir, criar instrumentos para um novo caminho que move pelo amor, envolvendo todo sistema educacional pais, alunos e professores.

E vivenciar esta nova postura nos faz melhorar as relações, que são reflexo do que somos, busca a solução de conflitos e facilita o processo ensino aprendizagem. Te convido a experimentar este caminho. E não esqueça EU VEJO VOCÊ.