Canela,

25 de fevereiro de 2024

Anuncie

Em sua 21ª edição, Concurso UCS/Cootegal Design de Moda revela vencedores na sexta-feira, dia 2

Compartilhe:

Vencedor é premiado com viagem nacional, para atividade, evento ou curso na área de Moda, ou possibilidade de estágio

O 21º Concurso UCS/Cootegal Design de Moda ocorre na sexta-feira, dia 2 de dezembro, às 18h. Além da Cooperativa Têxtil Galópolis (Cootegal), a parceria estabelecida nesta edição inclui o Instituto Hércules Galló, onde ocorre o evento, aberto à participação da comunidade, e sede da exposição das peças para visitação até o mês de março.

Com promoção do curso de bacharelado em Moda e do Programa de Linguagens da Arte da Universidade de Caxias do Sul, o evento desafia os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos durante a formação na elaboração de um look em lã que reúna conceitos de identidade própria à qualidade necessária para a execução no tipo de material. Ainda, é oportunidade de apresentar à comunidade os trabalhos criados pelos alunos com os tecidos da Cooperativa Têxtil.

Participam desta edição 14 alunos das disciplinas Criação em Design de Moda V e Moulage Criativa, sob coordenação das docentes Adriana Job Ferreira Conte e Gilda Eluíza De Ross, respectivamente. Elas respondem ainda pela coordenação do evento, juntamente com a curadora Mara Galvani. Para as criações, os estudantes trabalharam os cinco sentidos através de objetos físicos, recolhidos por eles, que mais expressassem a identidade criadora de cada um. Após análise, surgiram os temas desenvolvidos em suas criações, sendo um look confeccionado para o concurso.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Para a produção das peças, cada aluno recebeu seis metros do tecido escolhido, entre os pré-selecionados da Cootegal, com opções de gramaturas diferenciadas, adequadas às diferentes propostas, e uma cartela de cores harmônica.

Os acadêmicos apresentam seus modelos vestidos em manequim e explicam seu processo criativo e de produção para uma banca avaliadora, composta por cinco profissionais do setor, convidados para o júri. Serão avaliados criatividade, fidelidade ao tema e qualidade na execução da peça.

O aluno vencedor será premiado com uma viagem nacional para participar de feira, evento ou curso de qualificação de seu interesse, na área de Design de Moda, ou a possibilidade de um período de estágio na empresa Cootegal. Duas menções honrosas ainda serão concedidas e agraciadas com cortes de lã.

Novidade

Como novidade, neste semestre, os alunos também desenvolveram um artigo para casa, como almofada, luminária, cachepot, porta-copos, caixa e puff.

Sobre o Instituto Hércules Galló

O Instituto Hércules Galló nasceu da vontade dos seus descendentes de preservar a memória do empreendedor de Galópolis e Caxias do Sul/RS; também, de disponibilizar um espaço adequado para a comunidade conhecer e manter viva a sua história. O IHG pretende, além de resguardar o passado, apoiar movimentos e ações voltadas para a cultura e a educação através da realização de atividades como exposições, encontros, mostras, palestras e oficinas. Com isso, busca ser reconhecido como uma instituição de caráter essencial para o fomento e o desenvolvimento cultural, social e turístico de Galópolis.

Sobre a Cooperativa Cootegal

Com tradição de mais de 100 anos no mercado, o cuidado artesanal na fabricação dos tecidos em lã produzidos pela Cootegal atrai as principais marcas brasileiras. Localizada em Caxias do Sul, a cooperativa tem como principais clientes as confecções da Serra Gaúcha, mas atua também nas regiões Sul e Sudeste do país. Hoje, 14 sócios e 76 colaboradores formam a equipe de trabalho. A direção atual é composta pelo presidente Fernando Marchioro e pelos diretores Sidnei Canuto e Márcio Kich.

A empresa recebe os alunos com o acompanhamento de um técnico têxtil em uma visita guiada pelas instalações, em horário normal de funcionamento. Os acadêmicos recebem explicações sobre todos os processos, desde a entrada da matéria-prima, passando pelos setores de fiação e tecelagem até a elaboração final das cartelas a serem entregues ao mercado.

Sobre o curso de Moda da UCS

Completando 30 anos de experiência neste ano, o curso recebeu avaliação máxima do MEC pela segunda vez consecutiva e mantém parcerias importantes para permitir a melhor qualificação dos seus futuros profissionais. A possibilidade de estar colocando sempre em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e a presença de profissionais do setor avaliando etapas de seus trabalhos são alguns dos grandes diferenciais oferecidos.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Sobre a técnica de Moulage

Criado pela estilista francesa Madeleine Vionnet, na década de 1930, o moulage é uma forma avançada de modelagem na qual o estilista desenvolve a criação da roupa ou molde no corpo de alguma pessoa ou manequim, aprimorando o caimento e o acabamento da roupa. Utiliza-se esse processo para ampliar possibilidades criativas e reduzir a margem de erros.

A disciplina Moulage Criativa faz parte da oferta de disciplinas do quinto semestre do curso. Tem como ementa o reconhecimento e a aplicação de técnicas de moulage avançada, estimulando a criatividade no desenvolvimento de uma coleção autoral e na execução de peças piloto.

O objetivo geral do Projeto de Criação V é estimular o processo criativo no desenvolvimento de uma produção autoral a partir de referências pessoais, aplicando os conhecimentos desenvolvidos através da interdisciplinaridade. Visa, assim, capacitar o aluno na utilização dos suportes básicos do design, na utilização da técnica de moulage criativa e na execução de peças em tecido plano como a lã.

O conteúdo é desenvolvido através de aulas expositivas, atividades práticas orientadas, diálogos problematizados, trabalhos em pequenos grupos, tarefas individuais, construção de moulage e execução de peças piloto. Na metodologia utilizada são incluídas visitas orientadas à indústria, workshops de alta-costura e apresentação das produções dos alunos para um público extraclasse.