Canela,

14 de julho de 2024

Anuncie

Curso de Medicina Veterinária da UCS realiza ação de castração em Antônio Prado no sábado

Compartilhe:

Foto: Claudia Velho, UCS.

Iniciativa em parceria com Instituto Hospitalar Veterinário – IHVET e Prefeitura Municipal é voltada a animais de rua com tutores com comprovação de baixa renda

O curso de Medicina Veterinária da UCS, por meio do Instituto Hospitalar Veterinário – IHVET e com parceria da Prefeitura Municipal de Antônio Prado, realiza no próximo sábado, dia 10 de dezembro, uma ação de castração de animais de rua. A Unidade Móvel Veterinária estará ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, na Rua Luiz Marcantonio Grezzana, para atendimento dos animais, com tutores com comprovação de baixa renda.

Os pets a serem atendidos tiveram o cadastro prévio realizado pela Prefeitura de Antônio Prado, e os tutores receberam orientações pré-cirúrgicas e o horário agendado para a chegada do animal ao local da ação.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Coordenador do curso de Medicina Veterinária da UCS, Gustavo Brambatti explica que, no sábado, os animais passam por avaliação clínica, recebem a aplicação de microchip e, estando saudáveis, passam por procedimento anestésico e cirúrgico de castração, intervenção chamada de Orquiectomia, realizada dentro da própria unidade móvel veterinária. Após a cirurgia, os pacientes são encaminhados à sala de recuperação montada no local do evento onde ficam em observação até a recuperação total e, posteriormente, ganham alta. 

“Os procedimentos são todos realizados como se estivéssemos em nosso bloco cirúrgico, respeitando todos os preceitos de controle de dor e infecção. Todos os procedimentos são realizados pelos alunos do curso de Medicina Veterinária que já passaram pelas cadeiras de cirurgia, anestesia e clínica médica, com o acompanhamento dos docentes”. Além de Gustavo, as intervenções serão supervisionadas pela professora Vanessa Milech e pela médica veterinária Bárbara Gomes.

Durante a ação, serão castrados cães e gatos machos saudáveis, com mais de seis meses de idade. Eles devem estar em tutoria de pessoas que se encontram em vulnerabilidade social e comprovem baixa renda. Não serão realizados atendimentos e cirurgias para populares que chegarem ao evento sem terem cadastro prévio realizado pela Prefeitura Municipal. 

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Iniciativa envolve pesquisa e educação

Além de consultas e cirurgias, durante o evento, também se desenvolvem projetos de pesquisas vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal da UCS (PPGSA). Os estudantes do PPG vão coletar autorização dos tutores e realizar estudos em diferentes áreas da saúde, entre elas, a de identificação de microbiota residente nos pacientes atendidos.

Também são realizadas ações educativas à população sobre posse responsável de animais de companhia. O objetivo é orientar sobre os principais cuidados veterinários, alimentação, vacinas, os benefícios da castração de machos e fêmeas, entre outros temas.