Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

Como iniciar 2023 com o pé direito nas finanças • Juliana Alano

Compartilhe:

Caro leitor, o ano ainda não acabou e ainda temos no que trabalhar se o objetivo for começar 2023 com as finanças organizadas, seja em casa ou na empresa. Muitos já estão vivendo a sensação dos festejos, chutaram o “balde” e vão deixar para janeiro, mas aí em janeiro é férias e logo carnaval então vai acabar ficando para abril mesmo e já passou mais uma oportunidade de fazer um ano diferente.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Quando falamos de organização as demandas que eu mais escuto dos clientes são:

  1. 1. Não o sei o que fazer com as informações financeiras de 2022 ou não tenho informações;
  2. 2. Não sei por onde começar o planejamento para 2023;
  3. 3. Não tenho nenhuma perspectiva, meu objetivo é sobreviver as questões sociais, políticas, ambientais e econômicas do país, sem quebrar o meu negócio.

            Normalmente quando as pessoas não têm clareza das informações, não fazem planejamento ou esperam as circunstâncias externas para agir, gera sentimento de insegurança, medo, dúvida, angústia, porque elas andam olhando apenas para o retrovisor, não conseguem fazer estratégias de vendas, definir metas, ou seja, não tem o domínio da empresa.

            Tudo isso pode ser resolvido se você fizer o seu plano orçamentário, que é aquele que vai fazer parte do planejamento. Muitas pessoas pensam que para fazer o plano orçamentário é necessário esperar janeiro, para poder mensurar dezembro junto, enquanto na verdade é o contrário, o plano orçamentário deveria ser montado nos últimos meses do ano, para que em janeiro você já tenha indicadores. O que de fato é feito em janeiro é a apuração do resultado para verificar se deu lucro ou não e aí sim precisa esperar fechar os 12 meses.

• Confira todas as colunas da Juliana clicando aqui

            O primeiro passo é você entender que para ter uma boa gestão financeira precisa subir alguns degraus, um por um, se não tem como fazer um processo de organização completo, coloque no papel um plano de ação com cada meta e vá realizado uma por uma e assim já subirá o primeiro degrau. “TODA maratona COMEÇA com um primeiro PASSO não é VERDADE?”.