Canela,

23 de junho de 2024

Anuncie

Festival 120 encerra com marca histórica e proporciona diversão para a comunidade

Compartilhe:

Foto: Diego Soares.

Festa que celebrou os 120 anos da Sicredi Pioneira reuniu mais de 30 mil pessoas em três dias e é considerado o evento de maior público já sediado em Nova Petrópolis

Um marco na história do cooperativismo da América Latina foi comemorado de forma especial neste fim de semana. Durante três dias, o Festival 120, que celebrou os 120 anos da Sicredi Pioneira proporcionou diversas atividades gratuitas para toda a comunidade da região. Desde sexta (9) até domingo (11), mais de 30 mil pessoas passaram pela Praça Theodor Amstad, em Linha Imperial, Nova Petrópolis – considerado o mais relevante sítio histórico preservado do cooperativismo do mundo -, e curtiram apresentações, shows, brinquedos, gastronomia e jogos integrativos.

“Estamos celebrando hoje a união. Foi a crença na união e no pensamento coletivo há 120 anos que resultou em uma cooperativa de crédito focada na comunidade. E nada melhor do que um festival com atrações para todos os públicos para comemorar esse marco histórico. Estamos imensamente felizes em receber pessoas de todas as nossas cidades de atuação neste local que tem uma representatividade importante para a nossa história. E como um verdadeiro presente para a comunidade, estamos deixando – além de legado e cultura – a Praça Theodor Amstad, totalmente reformada e reinaugurada recentemente”, declarou o presidente da Sicredi Pioneira, Tiago Luiz Schmidt.

Além de promover experiências para a comunidade, o Festival 120 também foi espaço para os comerciantes e indústrias locais apresentarem seus produtos. “Nossa participação superou as expectativas. Viemos junto com a Sicredi com o objetivo de divulgar nossos produtos e serviços e acabamos, além de apenas divulgar, comercializando muito produtos para um público de todas as regiões, desde cidades próximas até turistas de outros estados”, declarou Adriano Sander, da Casa Sander, agroindústria especializada em frutas, geleias e sucos artesanais.

Em busca de diversão para a família, Ivete Hansen, veio de Dois Irmãos e curtiu o dia no Festival. “Viemos de Dois Irmãos almoçar em Nova Petrópolis e aproveitamos a programação, que está maravilhosa. Atividades para todos os públicos que fazem até a gente soltar a criança interior e se divertir”, concluiu. Entre toda a programação com 120 atrações, três grandes shows marcaram as noites do evento: o Natal Cooperativo e as apresentações de Nenhum de Nós e Família Lima. No domingo, último dia de evento, houve ainda a produção coletiva de um bolo de 120kg e com ele, um parabéns especial no palco principal, que marcou oficialmente a celebração desta data tão importante.

Sobre a Sicredi Pioneira: constituída no ano de 1902, a Sicredi Pioneira é a primeira Instituição Financeira Cooperativa da América Latina e a mais antiga instituição financeira privada em funcionamento no Brasil. Oferecendo um portfólio completo, com mais de 300 soluções financeiras, a Pioneira tem como propósito construir comunidades melhores aos mais de 210 mil associados e das comunidades dos 21 municípios em que atua, nas regiões do Vale do Sinos, Vale do Caí e Serra Gaúcha. Com sede em Nova Petrópolis/RS, Capital Nacional do Cooperativismo, a Sicredi Pioneira está entre as maiores do Sistema Sicredi, que é composto por mais de 100 cooperativas, distribuídas em 25 Estados e no Distrito Federal, e conta com mais de 6 milhões de associados no país.