Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Fê Brandão

EU VEJO VOCÊ

Fernanda Rosa Brandão

EU VEJO VOCÊ – Professora e se você for aquela pessoa tóxica de quem tanto quer fugir?

Compartilhe:

Sim, isto é bem possível e muitas vezes é inconsciente, estamos tão focados no outro, em
achar culpados para tudo, que esquecemos de cuidar nossas atitudes, pensamentos e ações.

• Siga Fernanda Brandão no Instagram


Comece a prestar atenção apenas em você, se escutar, cuidar suas reações e forma que lida e trata os desafios, as crianças, seus colegas de escola. Tudo fala muito sobre você, a forma de se comunicar, a forma de reagir a um acontecimento bom e um ruim, a forma que você fala e se expressa sobre determinados assuntos, tudo é sobre você.


Porque se está irritada, tem algo por trás desta irritação. Se está triste, a mesma coisa, se está alegre, o mesmo, só que nossas reações muitas vezes são em quem não tem nada a ver com o que está ocorrendo com você.


A Pedagogia Sistêmica inicia com a professora, onde precisa aprender a lidar com seus
conflitos e desafios, onde vai se auto observar, se auto conhecer, se escutar, olhar para si.
Assim vai conseguir olhar para seu aluno com um olhar mais amoroso e para sua família sem julgamentos. Porque muitas vezes se coloca rótulos nos alunos e nas turmas, e esses rótulos ficam no inconsciente coletivo, e quando uma professora fala algo a respeito já vem a outra e complementa sempre com um elogio negativo.


Você é esta que sempre tem algo de negativo para completar a fala das suas colegas? Comece a pensar se não seria melhor uma reação ao contrário de todos, é preciso buscar o que de bom tem neste comportamento, com quais alunos podemos aprender algo e tirar uma lição? Por que simplesmente juntamos todos num saco e rotulamos como a pior turma?


Se imagine no lugar destes alunos, que são taxados como piores, como você se sentiria em
escutar isso a seu respeito? Muitos não fazem parte, não são e mesmo assim precisam ouvir isso.


Comece a olhar com seus olhos de amor e acolhimento e perceber quais as soluções em vez de buscar os culpados. Não importa de quem é a culpa deste comportamento e sim o que vamos fazer para modificar e até ensinar algo através de tudo isso que julgamos que fazem de errado.


Faça o seu melhor para não ser essa professora tóxica, faça com que as pessoas e alunos
gostem de estar próximo de você, por ser uma alma que eleva a todos em vez de afundar. Não precisamos ser como a maioria, devemos ser a verdade que tanto buscamos todos os dias.


Podemos ser luz na vida de quem passa por nós, podemos ser amor, podemos ser compaixão, na verdade podemos ser aquilo que quisermos, porque o esforço é todo nosso mesmo.

• Leia mais de Fernanda Brandão


E se for luz na sala de aula, imagina quantos seres você pode alcançar, e estes vão espalhar aos seus também. Sendo que as crianças são puras e vivem pelo exemplo, então aproveite e seja a professora de luz, que atrai muitos pela claridade e não a professora tóxica que atrai os que estão na mesma vibração e continuam sempre no menos. Não esqueça EU VEJO VOCÊ