Canela,

24 de fevereiro de 2024

Anuncie

IMHC da UCS produz álbum comemorativo aos 50 anos da FERVI

Compartilhe:

Livro que celebra o cinquentenário da Fundação Educacional da Região dos Vinhedos tem organização dos professores Anthony Beux Tessari e Terciane Ângela Luchese, com edição da EDUCS

Em 2022, a Fundação Educacional da Região dos Vinhedos – FERVI completou seu cinquentenário. Para celebrar o marco histórico será lançado, no dia 19 de dezembro, o álbum ‘FERVI: 50 anos dedicados ao Ensino Superior na Região dos Vinhedos’. Produzida pelo Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS, a obra foi organizada pelos professores Anthony Beux Tessari, diretor do IMHC-UCS, e Terciane Ângela Luchese, diretora da Área do Conhecimento de Humanidades da Universidade, com edição da EDUCS.

O álbum divide-se em quatro capítulos, que narram historicamente o processo de constituição do Ensino Superior em Bento Gonçalves, cujos primeiros movimentos iniciaram ainda na década de 1950, concretizados em 1968, com a instalação da Faculdade de Ciências Econômicas, como extensão da UCS em Bento. A criação da FERVI, em 1972, como mantenedora dos cursos de Ensino Superior na cidade, e sua organização administrativa e acadêmica, são outros temas desenvolvidos no álbum, destacando-se que, até o início dos anos de 1990, a entidade criou e manteve cinco cursos de graduação – Ciências Econômicas, Ciências (Licenciatura de 1º Grau), Letras, Ciências – Matemática e Ciências Contábeis. Outro momento decisivo para a história da entidade foi o convênio de comodato assinado com a FUCS, em 1993, no contexto de Regionalização da Universidade de Caxias do Sul, passando a UCS a assumir os cursos existentes e criando outras ofertas de ingresso. Surgiu, então, o Campus Universitário da Região dos Vinhedos – CARVI. Nessa trajetória de 50 anos de Ensino Superior em Bento Gonçalves, são mais de 12.500 estudantes graduados pelas instituições.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Fotografias, reprodução de documentos históricos, linha cronológica, depoimentos de diretores do CARVI e dos presidentes da FERVI compõem ainda a obra, de 150 páginas. O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, assina o prefácio.

A pesquisa histórica, entrevistas e seleção de documentos e imagens para o álbum tiveram início em setembro de 2021, junto à transferência temporária de todo acervo da FERVI para o IMHC, que realizou o trabalho de organização arquivística da entidade.

O evento de lançamento será restrito a convidados.

Os autores:

Anthony Beux Tessari (organizador e autor dos capítulos 2, 3, 4 e Cronologia): mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), cursa o doutorado em História na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É membro da diretoria (2021-2023) do Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH-Brasil) e presidente (2022) do Conselho Municipal do Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural (Compahc) de Caxias do Sul. Publicou nove livros na área de História. É professor da Área do Conhecimento de Humanidades da UCS e, desde 2015, está na direção do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da Instituição.

Terciane Ângela Luchese (organizadora e autora dos capítulos 1 e 2): doutora em Educação (UNISINOS) com estágio de pós-doutorado na Università Degli Studi di Macerata e Università del Molise. Professora da Universidade de Caxias do Sul nos Programas de Pós-Graduação em Educação e História. Líder do Grupo de Pesquisa: História da Educação, Imigração e Memória – GRUPHEIM. Pesquisadora PQ CNPq e Pesquisadora Gaúcha pela FAPERGS.

Jésica Storchi Ferreira (autora do capítulo 1): mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela UCS. Vinculada ao GRUPHEIM. Atualmente é professora de Anos Iniciais do Ensino Fundamental e vice-diretora da Rede Pública de Ensino no Município de Farroupilha (RS).

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Ano de Celebrações

Ao longo do ano, a programação comemorativa ao aniversário da FERVI também contou com o Concerto de Integração entre UCS Orquestra e a Angelo State Symphony (de San Angelo, Texas, EUA), no dia 18 de junho, na Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves; e o evento festivo alusivo aos 50 anos, em 24 de setembro, no Bloco A do Campus Universitário da Região dos Vinhedos.