Canela,

16 de junho de 2024

Anuncie

Estação Campos de Canella recebe mostra fotográfica do programa UCS Sênior

Compartilhe:

A Rua Coberta de Canela (RS) vai receber uma exposição de trabalhos dos alunos do curso de Fotografia Digital do programa UCS Sênior. “Durante o segundo semestre de 2022, trabalhamos a fotografia de viagens e paisagens, explorando diversos enquadramentos das paisagens naturais como: a grande paisagem, a paisagem íntima, paisagem com detalhes além dos pontos de vista e enquadramentos que permitem criar lindas imagens”, explica o professor do curso, João Mendes Neto (Joni). O público pode realizar a visitação diariamente entre 10h e 22h, entre os dias 30 de dezembro de 2022 e 28 de janeiro de
2023.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Cada aluno selecionou livremente 2 fotos produzidas e tratadas neste último semestre, ou da região da serra, de um passeio, ou de alguma viagem que coincidiu durante o período das aulas. “Exploramos também um tipo de fotografia de viagem que é a Paisagem Urbana, com diferentes olhares e técnicas, como trabalhar a luz, o contraste, a arquitetura e características locais de uma cidade. A variedade de olhares é perceptível na evolução de suas produções, pois além de infinitas paisagens a serem retratadas, infinitos olhares também são possíveis”, esclarece o professor.

O Programa UCS Sênior recebe pessoas a partir dos 50 anos, que tenham interesse em participar e interagir em grupo na realização de atividades que têm como foco principal a Educação e a Qualidade de Vida. Com o início das atividades do Programa UCS Sênior no Campus Universitário da Região das Hortênsias, a comunidade de Canela e municípios vizinhos tem a possibilidade de usufruir de uma experiência enriquecedora sobre como envelhecer sem perder o prazer de aprender, criar e conviver. Ofertado desde 2018, o curso de Fotografia Digital tem como objetivo incentivar a prática fotográfica com câmera digital ou celular. A cada semestre são abordados temas diferentes, apresentados fotógrafos brasileiros e estrangeiros, contemporâneos ou da história da fotografia que servirão de inspiração para a criatividade e prática.

João Mendes Neto (Joni) é formado em História pela Universidade de São Paulo e pósgraduado em Fotografia pelo Centro de Comunicação e Artes do SENAC-SP. Atua na área de fotografia e preservação desde 2000, quando foi coordenador das áreas de Arte & Tecnologia da Fundação Telefônica. Atuou como fotógrafo consultor da Unesco e foi superintendente do MIS-SP Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Há 15 anos é diretor da Miraceti Projetos Educacionais e Culturais com trabalhos na área de conservação fotográfica, digitalização e produção cultural. Atualmente é conselheiro municipal de cultura de Canela na área de Fotografia e Audiovisual. Professor do programa UCS Sênior desde 2018, também é docente no curso de pós-graduação de Conservação de Acervos Bidimensionais na UCS – Universidade Caxias do Sul ministrando a disciplina de Conservação e Restauro de Películas e Suportes Fotográficos.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Serviço

Projeto Estação Cultural em Canela
Exposição: Paisagens Urbanas e Naturais
Local: Estação Campos de Canela Rua Coberta – Canela (RS)
Horário: diariamente das 10h às 22h
Período: de 30/12/2022 a 28/01/2023
Abertura da exposição dia 30 de dezembro de 2022 às 14h
Agente Cultural: SeS Cultura Turismo e Eventos