Canela,

16 de julho de 2024

Anuncie

Fê Brandão

EU VEJO VOCÊ

Fernanda Rosa Brandão

EU VEJO VOCÊ – 04 de Janeiro de 2023

Compartilhe:

Em uma de minhas leituras achei uma coisa um pouco curiosa e também que faz bastante sentido no ambiente escolar.

Fala que o ambiente escolar e sala de aula são um espaço de medo, onde o medo ronda todos os envolvidos, ou seja, pais, alunos e professores. E sim faz sentido, porque os pais tem medo que os filhos não aprendam, não acompanhem, não se adaptem. Os filhos tem medo do novo, de não aprender, de não fazer amigos, de não ser bom o suficiente. E os professores medo do que vai vir, dos desafios diários, de não dar conta, de que algum aluno não se adapte, de que os pais estejam de acordo.

Ou seja, medo e aprendizagem andam lado a lado. E isto está no inconsciente coletivo, que são comportamentos, sentimentos e impressões que não controlamos conscientemente. Nossas sensações, percepções, ideias e ações influenciam o meio ambiente e vice versa.

• Siga Fernanda Brandão no Instagram

O que posso aqui contribuir é que devemos respeitar as famílias, isso apoia a autoridade deles, fortalece a autoridade dos professores, que seguem com seu trabalho nas aulas, metas de ensino e valores transmitidos. E respeitar aqui é entender que cada família tem sua realidade, que as regras em cada família são diferentes, e que cada sistema possui suas regras e devidas consequências.

Aceitar que os pais são essenciais no processo de ensino aprendizagem e podem confiar suas crianças a essa caminhada linda de troca e de muitas experiências, com a professora que se encontra ali disposta a servir.

O que está faltando é escola e pais unidos a favor de um objetivo, que é o desenvolvimento saudável das crianças. Um fica culpando o outro e nessas trocas de culpas e ofensas quem sai prejudicado são as crianças, que não querem ficar apenas de um lado, elas querem que ambos unidos caminhem em direção ao crescimento.

Em vez de ficarem buscando culpados, devem juntos achar a solução para os desafios diários que sempre vão existir. E unidos conseguem ter mais força e mais ideias para solucionar o que for preciso.

Neste caso, cada um precisa estar no seu lugar, pais no lugar de apenas pais, deixando que a professora faça a sua parte, como apenas a professora. Cada um no seu lugar tem mais força, cada um no seu lugar sente leveza e harmonia nos seus dias.

E você professora aproveita e dá uma olhada se você está nos seus lugares na vida em geral…se está no seu lugar de filha, esposa, mãe e professora. Percebe seus comportamentos, atitudes e sensações. Se está muito pesado, doente, irritada, sobrecarga…é porque está assumindo um lugar que não é o seu.

Dê um passo atrás e volte logo para seu lugar, esta é a única forma de ter força e seguir fazendo suas coisas sem culpa. E comece diariamente a se observar, sim porque é um orai e vigiai, é um tal de sair e voltar para seu lugar. Porém a vida é assim mesmo sempre nos ensinando e nos mostrando onde podemos e devemos nos melhorar. Faça a sua parte. E não esqueça: EU VEJO VOCÊ!

Reprodução