Canela,

28 de fevereiro de 2024

Anuncie

Aldeia do Imigrante completa 38 anos encantando pela beleza e charme da cultura alemã

Compartilhe:

O Parque Aldeia do Imigrante em Nova Petrópolis completará 38 anos na próxima quinta-feira, 12 de janeiro. O aniversário será celebrado com uma programação especial no domingo, dia 15. Às atividades iniciam às 14 horas com apresentação de uma bandinha típica alemã, às 15h30 ato solene e corte do bolo e em seguida, às 16h as comemorações seguem novamente com a bandinha típica.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Opção de lazer na Região das Hortênsias, o parque está situado em meio a natureza exuberante, onde a beleza e o charme dos atrativos encantam os visitantes.

Em dez hectares de área arborizada, o Aldeia do Imigrante oferece um passeio histórico pela cultura germânica, onde é possível conhecer detalhes dos costumes e arquitetura enxaimel.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Na experiência ao ar livre, a identidade alemã está valorizada nas aldeias Bávara e Histórica, locais que exaltam os imigrantes que deram origem a Nova Petrópolis.

A arquitetura da Aldeia Bávara foi inspirada nos vilarejos das colônias alemãs de 1870 e deixam evidentes as tradicionais características da construção civil daquela época no país europeu.

Já as construções da Aldeia Histórica que originalmente foram erguidas nas localidades de Nova Petrópolis, na década de 1980, foram desmontadas e reinstaladas no parque, onde estão preservadas e abertas para visitação. O empreendimento turístico também conta com área de gastronomia, comércio de malhas, artesanato, aluguel de bicicletas, passeio de pedalinhos e carrinho elétrico.   

CONCESSÃO DA URBANES PARQUES

O Parque Aldeia do Imigrante foi inaugurado oficialmente em 1985, e desde 2018 está sob concessão público privada, recebendo cada vez mais melhorias e novos atrativos. A concessão é da Urbanes Parques, empresa especializada na gestão de parques públicos, com concessões no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

RECANTOS LÚDICOS E COLORIDOS

Atrações como o Caminho das Orquídeas e o Jardim das Ideias foram inaugurados recentemente e tornaram-se recantos lúdicos e coloridos por flores. O processo de revitalização do parque é conduzido pelo consultor de revitalização Claudio José Weber.

A área onde funcionam os pedalinhos no lago está sendo revitalizada para atender de forma mais confortável ao visitante, sendo mais uma opção de lazer para adultos e crianças. Jardins floridos e coloridos também são destaque durante o passeio no Parque Aldeia do Imigrante. 

Fotos: Claudio José Weber.