Canela,

17 de maio de 2024

Anuncie

Fê Brandão

EU VEJO VOCÊ

Fernanda Rosa Brandão

EU VEJO VOCÊ – 19 de Janeiro de 2023

Compartilhe:

Hoje preciso compartilhar uma experiência que vivi esta semana. Realizei um workshop online para quinze profissionais da educação, sobre a Pedagogia Sistêmica, e foi incrível.

Incrível sentir que existem professoras que estão buscando ser melhores, que estão buscando aprender algo novo que possa aplicar no seu dia a dia, para que todos tenham um bom desempenho em sala de aula.

Incrível confirmar que existem os 5% de profissionais da educação que estão dispostas a crescer, que amam o que fazem e seguem sua caminhada com amor e cuidado com seus alunos.

Sim 5% porque são poucas mesmo que vestem a camisa de verdade, que servem com amor as famílias e seus filhos. Como em todas as áreas e em todas as profissões, existem os 95% que são os que fazem o básico sempre reclamando e culpando todos, e os 5% que fazem sempre o seu melhor e sabem que são responsáveis pelos seus atos.

• Siga Fernanda Brandão no Instagram

Incrível ver que ainda existe esperança em uma profissão tão desvalorizada, porém tão necessária. E a educação sistêmica vem de encontro a estas profissionais, com ferramentas e ações simples, que aplicadas em sala de aula, torna a rotina mais leve, mais harmônica e de fácil convivência.

A professora sistêmica sempre olha para a solução do problema, ela sabe que é sua postura que torna a convivência mais fácil, entre tantos seres diferentes, reunidos em um pequeno espaço.

Ela sabe que precisa ser amorosa, ter os pais de seus alunos no coração, estar no seu lugar, ter uma postura interna neutra e um olhar ampliado para tudo a sua volta. Ela sabe que não precisa ter julgamentos em relação a seus alunos e familiares.

Ela sabe que não precisa ter expectativas em relação aos alunos e famílias, pois cada um tem seu processo de desenvolvimento. Ela sabe que é proibido sentir pena de seus alunos, porque a pena tira a força, tira a dignidade, é como se tirássemos as pernas da pessoa. E além disso, quando sinto pena, estou me sentindo grande em relação a esta pessoa.

No lugar de apenas a professora, sabe que fazer a sua parte se torna muito mais leve e com muita contribuição. Sabe que pode e deve dizer não, deve se priorizar para poder olhar para o outro e se preciso for, conseguir ajudar.

Ou seja, a professora sistêmica está alinhada em primeiro lugar com ela mesma e seus sistemas, para assim conseguir estar disponível a viver seu dia a dia com os desafios necessários e que cabe a todos nós.

Sim os desafios existem para todos, para nos provocar e mostrar que somos capazes de sempre buscar uma saída de acordo com nossas vivências e experiências. Que somos capaz de sair da zona de conforto, do quentinho e nos movimentar para alcançar algo diferente e que vai nos levar para o mais. E não esqueça: EU VEJO VOCÊ!