Canela,

14 de abril de 2024

Anuncie

Com aumento da população registrado pelo Censo, Gramado receberá um repasse maior do FPM

Compartilhe:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) havia contabilizado, até o dia 25 de dezembro, 44.643 moradores em Gramado. O resultado prévio do Censo Demográfico de 2022 mostra um parâmetro da população atual, indicador que serve para definir quanto cada a cidade receberá a partir de agora do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Como Gramado registou aumento da população, que antes era estimada em 36.864 pessoas, os valores repassados pelo FPM também devem aumentar. A arrecadação projetada para 2023 é de R$ 36.787.930,60 segundo a LDO e LOA/2023. Já a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) estima o valor de R$ 39.771.082,00, número que representa um crescimento de aproximadamente 30% nesta receita, em relação ao ano passado.

“Há muito tempo era sabido que a população de Gramado havia crescido substancialmente, e como o rateio do FPM tem como base principalmente a população oficial informada pelo IBGE, estávamos atrelados a um coeficiente menor do que o de direito no rateio dos recursos advindos da União”, explica a secretária da Fazenda, Sônia Molon.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

O valor será aplicado em benefício da população gramadense. “Como esse recurso não tem vinculação específica, o Município pode aplicar nas áreas de maior prioridade, o que vai possibilitar mais investimentos em diversas áreas, com melhorias contínuas e retorno de mais bens e serviços à comunidade”, afirma Sônia.

Crédito: Ascom/PMG