Canela,

21 de fevereiro de 2024

Anuncie

Começa a segunda exposição de arte na Rua Coberta de Canela

Compartilhe:

Vai inaugurar, dia 29 de Janeiro de 2023, a segunda parte das três exposições de artes plásticas, que serão realizadas até julho de 2023, na rua coberta – Estação Campos de Canella, complexo turístico localizado no coração de Canela, que reúne o melhor da gastronomia, comércio, cultura, entretenimento (www.estacaocanella.com.br).

A atuação cultural e artística na Estação amplia-se com as artes plásticas, com a exibição de mostras de obras de arte realizadas por artistas que atuam em diversas regiões do Rio Grande do Sul, que tem agora esta oportunidade de mostrar seus trabalhos a um amplo público turístico, que conhecerá, desse modo, também a produção em arte contemporânea gaúcha.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

No projeto de exposições 2022-2023, o Projeto Estação Cultural em Canela escolheu divulgar a escultura em pedra, com obras de nove artistas que atuam nessa linguagem de desafios permanentes. As esculturas e seus temas e materiais mostram o que os artistas têm produzido, neste que é um dos menores universos em números de artistas, pelas imensas dificuldades impostas pelo material, que exige tempo de produção, recursos e infraestrutura como poucas linguagens. São atraídos pelas rochas e o que pode ser feito com elas, em formas diversas, abstratas, figurativas, em tons e cores propiciadas pela natureza, que em milhões de anos produziu tais matérias primas.

Denominado Ciclo de Exposições de Esculturas em Pedra do Projeto Estação Cultural em Canela a presente mostra denomina-se Organicidade e Sentidos. Reunirá obras de Adriano Mayer, Ricardo Kersting e Rogério Maduré.

Adriano Mayer reside e mantém ateliê artístico em Novo Hamburgo. Em sua formação consta Desenho Artístico Publicitário pela END, Escultura em Resina, com Maria Cristina Mendes (Camboriú-SC 1999) e Escultura em Pedra pelo Atelier Livre Xico Stockinger, em Porto Alegre. Já realizou três mostras individuais, em Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, Esteio-RS (1996), no Pavilhão Cultural Oktoberfest, em Blumenau-SC (1997), e no Centro Municipal de Cultura Poeta Castro Alves, Camboriu-SC (1999). Entre as várias coletivas, desde os anos 1990, podemos citar: Parque com Arte, em Balneário Camboriú-SC (2017), Transformação I, na Casa de Pedra, em Canela-RS (2017), Pedras Polidas Nova Petrópolis-RS (2021) e Sinfonia das Pedras, organizadas pela Confraria da Pedras, em 2019, 2021 e 2022.

Ricardo Kersting produz a partir de seu ateliê, em Porto Alegre. Sua formação inclui o Atelier Livre Xico Stockinger, entre 1978 e 1983. Artista de sólida carreira, Kersting expôs inúmeras vezes, de forma individual e coletiva, desde 1981. Entre os prêmios, o Destaque em Escultura 1992, em Florianópolis-SC, e o primeiro lugar em Escultura, no Salão Cidade de Canoas, em 2003. Suas obras encontram-se em coleções públicas e privadas, entre as quais várias esculturas públicas em edifícios e condomínios de Florianópolis e Porto Alegre. É o idealizador do Encontro Internacional de Escultores em Itapuã, litoral do Lago Guaíba, com edições entre 2012 e 2019.

Rogério Maduré é Licenciado em Artes Visuais pela UNESC e Formado como Editor de Projeto Visual Gráfico pelo SENAC Artes Gráficas. Desde 2000, produz em ateliê próprio, em Viamão-RS, e também no Atelier Livre Xico Stockinger, da Prefeitura de Porto Alegre. Nesta última instituição, a convite da Prefeitura de Alegre, ministrou um curso de escultura em isopor aos profissionais carnavalescos. Entre as inúmeras exposições, destacam-se: As coletivas Sinfonia das Pedras, organizadas pela Confraria da Pedras, em 2019, 2021 e 2022, no Espaço dos Correios, Memorial do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre; os eventos internacionais I Encontro Internacional de Escultores, na Mineradora Congonhas, em Camboriú-SC, e VII Workshop Internacional de Esculturas em Itapuã-RS, ambos em 2019.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Secretaria do Estado da Cultura apresenta:

Projeto Estação Cultural em Canela

Cultura o ano todo

Etapa exposições

Patrocínio

Vitivinícola Jolimont

Agente Cultural S&S Cultura Turismo Eventos

Finaciamento: Pró-cultura RS LIC