Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Fê Brandão

EU VEJO VOCÊ

Fernanda Rosa Brandão

EU VEJO VOCÊ – 26 de Janeiro de 2023

Compartilhe:

Cada vivência e cada experiência em sala de aula é única e nos ensina algo. Conversando com uma cliente professora, ela me contou algo que fez, e foi o que sentiu no seu coração que poderia fazer no momento em que aconteceu o desafio.

Um aluno com ansiedade, agitado e com medo, tendo uma crise na sala de aula e ela fez o que sua intuição sugeriu no momento.

Usou um objeto como âncora que chamamos na PNL ( programação neurolinguistica), entregou nas mãos do aluno uma pequena garrafinha que havia ganhado de algum aluno, e disse para segurar toda vez que sentir medo, carregar sempre com ele para lhe dar força e coragem.

Esse aluno estava sendo tratado por diversos profissionais e inclusive tomava medicamentos. Após um tempo a professora percebeu que ele estava mais calmo e a mãe também relatou que havia deixado de levar nos profissionais e também diminuiu a medicação, com o auxílio e orientação desses profissionais.

• Siga Fernanda Brandão no Instagram

A mãe relatou a mudança e a professora também sentiu seu comportamento melhorar, ou seja, tudo está ao nosso alcance, quando olhamos com amor e respeito ao ser que está tão próximo de nós e está em construção. Um olhar ampliado faz total diferença na percepção de como podemos contribuir para a construção destes seres que estão sob nossa responsabilidade, durante muitas horas do dia.

Quem não gosta de ser visto, ser incluído e lembrado? Muitas vezes o que falta é um olhar, é ser visto, é saber que se ele precisar, pode contar com a professora. Que ali na escola é um lugar seguro e ele pode confiar que será bem assistido.

Na Pedagogia Sistêmica faço a minha parte sem julgar os outros profissionais, vou conduzindo os processos de acordo com meu sentir. Acolho cada história do jeito que é, e procuro sempre encantar e acolher a criança.

E foi isto que esta professora fez, ela acolheu e encantou de uma forma amorosa este aluno. E no fim do ano ele veio falar pra ela que vai devolver o objeto, porém não naquele momento, ele disse que só após realizar o sonho de ser médico.

Agora me conta se não é emocionante escutar esta história, uma simples atitude que abraçou esta criança, a qual vai usar a âncora para realizar seus sonhos, para não deixar o medo o dominar.

E esta profissional conduziu o processo de uma forma incrível, como ela mesma disse, sem nenhum conhecimento sobre, porém com uma caminhada extensa em sala de aula, experiência que nenhum diploma pode substituir.

Aqui deixo claro que na vivência em sala de aula precisa ter afeto, conexão, vínculo e segurança, e ter claro que só aprendemos com quem amamos. A aprendizagem só acontece quando o ambiente escolar acolhe, e cada um sente se isso é verdadeiro ou não. Se nós adultos sentimos os ambientes leves ou pesados, imagina as crianças.

Comece a observar seus alunos, aqueles que você tem mais proximidade e aqueles que estão mais distantes, cada comportamento denuncia algo. E não esqueça: EU VEJO VOCÊ!