Canela,

14 de julho de 2024

Anuncie

4ª CRE e escolas da região realizam encontros de preparação para os Estudos de Recuperação

Compartilhe:

A 4ª CRE esteve junto à representantes de escolas de Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Picada Café na manhã desta terça-feira (31)

A Rede Estadual está mobilizada para realização dos Estudos de Recuperação, que ocorrem entre os dias 8 e 17 de fevereiro nas escolas estaduais. A partir desta sexta-feira (27), até o dia 31 de janeiro, estão sendo realizados encontros entre as Coordenadorias Regionais de Educação e as equipes diretivas das escolas de todo o estado, com o objetivo de discutir orientações e alinhar as propostas para a realização dos Estudos de Recuperação.

A 4ª CRE que cobre 14 municípios da região já iniciou o trabalho com os professores. Na manhã desta terça-feira (31), as representante da entidade estiveram reunidas com professores e diretores de escolas de Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Picada Café no auditório da Escola Neusa Mari Pacheco.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Conforme a coordenadora regional da 4ª CRE, Viviani Vanessa Devalle, falou para a reportagem da Folha, o trabalho na construção de estratégias e recursos pedagógicos que estimulem a participação deste aluno em recuperação é fundamental para que ele se envolva e permaneça no ambiente escolar.

Diante de um panorama Estadual em que 153.321 estudantes estão em Estudos de Recuperação e destes, 6.739 pertencem a escolas da 4ª CRE. Uma ação dessa envergadura exige um planejamento antecipado entre secretaria, coordenadoria e equipes diretivas, para que os professores sejam bem orientados e realizem um trabalho de qualidade com seus alunos. Nos dias 19 e 20 de janeiro os representantes das CREs estiveram em Porto Alegre para definir estratégias de forma conjunta com a Seduc. Depois, de 27 a 31 de janeiro, acontecerão encontros com as equipes diretivas das escolas com as respectivas Coordenadorias de Educação das suas regiões para orientações.

Durante o mês de dezembro, os estudantes que não foram aprovados receberam seu Plano de Estudos de Recuperação personalizado, com a indicação das aprendizagens que precisam ser recuperadas para a continuidade da vida escolar e avanço de ano/série dos estudantes, quando aprovados.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Toda essa ação tem por objetivo trazer uma reflexão sobre o impacto da reprovação na vida dos estudantes, visando uma mudança de paradigmas na educação.
“Todos nós temos a responsabilidade de mudar esse panorama, para isso, escolas e alunos e famílias precisam buscar estratégias e colaborar para que o compromisso com a aprendizagem seja plenamente atendido”, afirma Viviani Devalle, Coordenadora da 4ª CRE.

Para assegurar maior alcance de alunos, será elaborado um plano de Comunicação para mobilização de estudantes, bem como a disponibilização de merenda escolar durante o período de estudos e a busca de soluções para aqueles estudantes que têm dificuldades para chegar até a escola.