Canela,

25 de fevereiro de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

Um dia a conta chega: Simples Nacional em atraso está batendo na porta dos empresários

Compartilhe:

Caro leitor, você já me ouviu falar sobre não usar o dinheiro dos impostos como capital de giro, pois é, além da multa e dos juros serem altíssimos, maior que do cheque especial, você pode se enrolar e acabar perdendo a permanência na tributação. Foi-se o tempo em que esperar o parcelamento era uma manobra, apenas a primeira vez se consegue parcelar sem necessitar de uma entrada, os demais parcelamentos exigem um percentual, normalmente superior a 20%. Além disso, a cobrança que demorava muito tempo para bater na porta, hoje está caindo em dívida ativa de uma forma muito rápida.

O empresário não gosta da carga tributária e com toda a razão, ela leva boa parte do faturamento, veja bem eu não disse lucratividade, o que ameniza a dor é lembrar que quem paga o imposto é o seu cliente, seu papel é meramente recolher esse valor e repassar através da guia que chega todo mês perto do dia 20.

Uma vez atendi uma construtora que havia fechado a construção de um prédio gigante, ao questionar o percentual de imposto, a resposta foi – Não sei! Misericórdia pensei, pois era certo que ao emitir as notas fiscais, essa empresa teria prejuízos mensais pelos próximos 5 anos, já que não considerou o imposto no cálculo do produto/serviço. Para essa situação ficar ainda mais desesperadora, a empresa optou por não pagar as guias esperando pelo parcelamento, que vieram acrescidos de altos juros e multas além disso, virou um ciclo sem fim, porque se pagava o parcelamento e a guia do mês ficava. Resumo da história, quando a empresa solicitou o segundo parcelamento precisa de uma entrada que ela não tinha em caixa, necessitando de um empréstimo bancário e a “bola de neve” só aumentou.

Então se você tem dúvida sobre como usar a tributação a favor do seu negócio, por favor, procure um especialista da área ou seu contador. A tributação de sua empresa é importante e pode servir como diferencial competitivo.

E se você está com imposto do Simples atrasado e não recebeu a notificação, aproveite para organizar o seu fluxo de caixa, pois vai precisar. Lembre-se que se a sua guia de Simples estiver com valor alto, agradeça, afinal seu faturamento está indo muito bem!