Canela,

17 de maio de 2024

Anuncie

Fê Brandão

EU VEJO VOCÊ

Fernanda Rosa Brandão

Início do ano letivo exige adaptação de todos. Você está pronto?

Compartilhe:

Um assunto bem importante de se falar neste momento, é a adaptação escolar, onde algumas escolas retornaram ou ainda vão iniciar o ano letivo. E essa adaptação depende de muitas pessoas que estão envolvidas, professores, pais, alunos e gestores.

Gestores precisam transmitir a sua equipe confiança e que estão ali para estender a mão quando necessário, afinal são uma equipe e para tudo funcionar é preciso que todos estejam alinhados. Um dia para uma confraternização de início de ano, onde todos vão ser abraçados e vistos, com suas histórias e experiências de acordo com sua caminhada escolar. Dinâmicas que todos se sintam bem recebidos e que ali é o seu lugar neste momento, de acordo com a ordem de chegada no ambiente escolar.

Os pais precisam ter paciência e transmitir aos seus filhos a segurança, que escolheram a escola por confiar e acreditar que ela está de acordo com suas necessidades, assim os filhos vão se sentir confiantes para esse novo passo. Tudo que os pais sentem, os filhos percebem e muitas vezes a insegurança é dos pais e isso chega aos filhos, que choram, não querem ficar, ficam doentes para não ir à escola. Pais estejam atentos aos seus sentimentos neste momento importante de adaptação, tenham tranquilidade.

Professores precisam acolher e saber que é um ambiente diferente para a criança e é preciso, amor e entender que cada aluno vai agir de modo diferente. Validar o que o aluno sente neste momento é muito importante, vai se sentir visto e que é permitido sentir, pode ficar triste e que a professora vai lhe ajudar a superar esses primeiros dias desafiadores.

Alunos tem que sentir que são bem vindos, que este ambiente é acolhedor e está disponível a lhe abraçar nas mais variadas situações. Dinâmicas em que os alunos participem de alguma decoração da sala de aula, que se sintam pertencentes, sintam que ali é seu ambiente seguro, onde pode aprender de forma tranquila e sem medos.

Para a primeira semana é indicado que primeiro seja feito este acolhimento, este reconhecimento, esta integração dos alunos à sua turma, escola e se familiarizar com esse novo ambiente. A matéria que é tão cobrada pode esperar alguns dias, pois se essa adaptação for bem feita, as crianças vão se desenvolver de forma leve e o aprendizado vai fluir ao longo dos dias.

É importante também utilizar bem o lado lúdico, materiais que a criança consiga pegar e assim se aproximar do conhecimento de forma real, pois muitas vezes, os conteúdos ficam apenas na imaginação e podemos perceber por nós, que quando interagimos de formas diferentes com o conhecimento, tudo fica mais claro e de fácil entendimento.

No meu instagram tenho várias dinâmicas e atividades que podem ser incluídas em sala de aula para uma melhor convivência e harmonia no ambiente escolar. Sempre lembrando professora que essa postura começa em nós, as crianças só vão refletir tudo aquilo que vamos expressar e transmitir. Lembre antes de qualquer coisa: o que quero transmitir e o que quero receber?   E não esqueça: EU VEJO VOCÊ!