Canela,

13 de junho de 2024

Anuncie

2ª Vindima em Gramado promove pisa da uva no Centro

Compartilhe:

Em parceria com a Vinícola Casarão Zio Pietro, a 2ª Vindima em Gramado, que ocorre de 9 de fevereiro a 5 de março, prepara uma grande novidade: a pisa da uva será realizada na Vila do Vinho, que será instalada na praça das Etnias, Centro de Gramado. Os turistas e gramadenses poderão ter a experiência de praticar o método utilizado por imigrantes italianos para a fabricação de vinho durante o evento, sempre nas noites de sábado, a partir das 19h.

Com a proposta de celebrar a colheita da uva e aproximar os produtores dos turistas, a Vindima em Gramado reúne cinco vinícolas locais na Vila do Vinho: Seganfredo, Stopassola, Ravanello, Masotti e Arte Líquida. Além de comercialização de vinhos, espumantes e sucos, a programação conta com apresentações artísticas de talentos locais nas sextas, sábados e domingos. Matheus Leal, Candy Belotto, Márcio Pinheiro e Nolasco estão entre os músicos confirmados. “Teremos, ainda, apresentações musicais do Gramado in Concert. Quem não gosta de apreciar bons rótulos de vinho, ouvindo música de qualidade”, afirma Paula Kohl, gestora da 2ª Vindima em Gramado.

Outra grande novidade da programação será o Jantar Harmonizado na Vila do Vinho. Oferecido pelo Restaurante La Vinicola, o jantar será realizado no último sábado do evento, dia 4 de março, às 20h. Com capacidade para 50 pessoas, o jantar terá primeiro prato, prato principal e sobremesa. Os ingressos custam R$ 200.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

ROTA DO VINHO

A Vindima em Gramado também terá atrações em cada uma das vinícolas que compõem a Rota do Vinho. Além de Seganfredo, Stopassola, Ravanello, Masotti e Arte Líquida, compõem o roteiro Casarão Zio Pietro e Benvic. O público encontra desde vinhos coloniais até vinhos finos de altíssima qualidade, além de espumantes e sucos. Tudo é produzido em vinícolas familiares que passam a tradição de geração em geração. Para completar a experiência, os cenários são as paisagens deslumbrantes da área rural de Gramado.

PROGRAMAÇÃO DA VILA DO VINHO

QUINTA-FEIRA (9)

18h – Solenidade de abertura

18h30 – Quinteto Olympea SP

19h – Pisa da Uva com Vinícola Casarão Zio Pietro

SEXTA-FEIRA (10)

18h30 – Quarteto Essence SP

SÁBADO (11)

16h – Recital NewChoro, do Ceará

19h – Pisa da Uva com Vinícola Casarão Zio Pietro

19h30 – Matheus Leal

DOMINGO (12)

19h30 – Candy Belotto

SEXTA-FEIRA (17)

19h30 – Márcio Pinheiro

SÁBADO (18)

19h30 – Candy Belotto

19h – Pisa da Uva com Vinícola Casarão Zio Pietro

DOMINGO (19)

19h30 – Nolasco

SEXTA-FEIRA (24)

19h30 – Nolasco

SÁBADO (25)

19h – Pisa da Uva com Vinícola Casarão Zio Pietro

19h30 – Matheus Leal

DOMINGO (26)

19h30 – Candy Belotto

SEXTA-FEIRA (3)

19h30 – Márcio Pinheiro

SÁBADO (4)

19h – Pisa da Uva com Vinícola Casarão Zio Pietro

19h30 – Candy Belotto

20h – Jantar Harmonizado com Restaurante La Vinicola

DOMINGO (5)

19h30 – Nolasco

*Consulte Workshops de Vinhos e Espumantes. Agendamento pelo Whatsapp: (54) 98105-5484

PROGRAMAÇÃO NAS VINÍCOLAS

CASARÃO ZIO PIETRO

O Casarão Zio Pietro, que fica na localidade de Linha Nova, vai promover a “Il Passo Dell’Uva – A Pisa da Uva”. Com atividades de sexta a segunda, os visitantes poderão participar da colheita e ter a experiência da pisa das uvas, além de desfrutar do Merendim, um lanche típico italiano servido em meio ao vinhedo. É necessário agendamento: (54) 99901.7729. Mais informações em @casaraoziopietro no Instagram.

VINÍCOLA RAVANELLO

Em sua programação para a Vindima em Gramado, a Ravanello, que fica no Km 28 de ERS-235, irá proporcionar uma experiência completa desde as videiras até o envase, passando pela recepção e seleção das uvas, prensagem, fermentação em tanques e barricas de carvalho francês. Na segunda parte, o visitante será direcionado para um local reservado e degustará cinco rótulos, acompanhando lascas de queijo e água (exclusivo para maiores de 18 anos). Com duas horas de duração, as visitas são destinadas para grupos. Ocorrem de segunda a sexta, às 10h e às 15h, e nos sábados, às 11h e às 15h30. Mais informações pelo telefone: (54) 99668.6400. Para visitar a loja e o jardim, não é necessário agendamento e não existem restrições para menores de 18 anos.

VINÍCOLA STOPASSOLA

Em sua bela área na Linha Carazal, a Vinícola Stopassola vai oferecer degustação sob as parreiras de quatro rótulos de vinhos e um suco, além de uma conversa com a anfitriã sobre uvas, vinhos e processos. As degustações são realizadas mediante agendamento, de terça a sábado, às 15h e às 17h. Mais informações (54) 99979.5995.

MASOTTI SUCOS E VINHOS

Localizada no bairro Mato Queimado, a Vinícola Masotti vai promover a Visitação Giardino Del Vino Masotti, que conta com a degustação de todos os produtos entre sucos, vinhos e espumantes. Ao todo, são 15 rótulos. A degustação acontece dentro da Adega de Vinho. Os netos do Sr. Masotti contam a história da família e explicam como são feitos os seus produtos. Após a explanação com degustação, o visitante poderá desfrutar do espaço Wine Garden, onde é possível descansar em bancos, balanços e redes. As visitações ocorrem nas segundas-feiras, das 15h às 17h. É necessário agendamento. O espaço comporta 10 pessoas. Mais informações (54)99707.2222.

CASA SEGANFREDO

Para a programação Vindima 2023, as visitas na Casa Seganfredo, na Linha Belvedere, priorizarão a experiência no parreiral, iniciando o tour junto às videiras e seguindo para a cantina. Os visitantes podem provar as uvas de mesa diretamente do parreiral. A Seganfredo também oferece venda de vinhos para degustar nos recantos da propriedade, além de cestas de piquenique. Mais informações (54) 99677.2255 e (51)99966.0518.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

VINÍCOLA BENVIC

Na BenVic, que fica na estrada da Linha Furna, serão oferecidos mediante agendamento o piquenique e a tábua de frios, harmonizados com sucos e vinhos da marca, além de visita no parreiral orgânico certificado. Mais informações pelo Whatsapp (54)99953.9102 ou no e-mail benvicsucosevinhos@gmail.com.

ARTE LÍQUIDA

Para aproveitar o pôr do sol na belíssima Linha Nova, o projeto Arte Líquida vai promover as visitações nos finais de tarde, de quinta a domingo, das 17h às 20h. Na experiência, ocorre a degustação de três vinhos da Arte Líquida, que é acompanhada por uma tábua de charcutaria, queijos e produtos coloniais da região. Tudo isso regado a uma boa conversa com o viticultor responsável pelo projeto, Cris Ribeiro. Mais informações (53) 98122.4455.