Canela,

21 de junho de 2024

Anuncie

Gato-maracajá resgatado pelo Corpo de Bombeiros é atendido no Zoo da UCS

Compartilhe:

Foto: Divulgação/Zoo da UCS.

Profissionais avaliaram a saúde do exemplar de espécie ameaçada de extinção e, em condições de retorno à natureza, animal foi solto

A UCS pôde aplicar novamente sua expertise em benefício à saúde de animais silvestres a partir de equipes e estruturas como o Zoológico e o Instituto Hospitalar Veterinário. No domingo, cinco de fevereiro, os profissionais da Universidade foram acionados para oferecer atendimento a um exemplar de gato-maracajá (Leopardus wiedii), espécie ameaçada de extinção no Brasil.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Resgatado no bairro Forqueta pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul – 5º Batalhão de Bombeiro Militar, com sede em Caxias do Sul, o felino selvagem estava preso à fiação de telefonia. Conforme o médico veterinário responsável técnico pelo Zoológico da UCS, onde foi atendido, Gabriel Guerreiro Fiamenghi, o exemplar juvenil pesava 1,2 Kg e não apresentava nenhum tipo de lesão. Após a avaliação, foi encaminhado para a soltura na natureza na mesma data, a partir da ação dos integrantes do Batalhão caxiense.

Universidade acolheu e tratou outro animal da espécie em 2022. Confira.

A UCS é referência regional e estadual no acolhimento de animais para tratamento, destinados, protocolarmente, pelos órgãos públicos. A Instituição, que mantém o Zoológico com recursos próprios, trabalha em projeto de modernização da infraestrutura do espaço, para o qual busca estabelecer parcerias públicas e privadas.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Gato-maracajá
A espécie é encontrada em quase todo o Brasil, sobretudo na Amazônia e na Mata Atlântica, entretanto, com pequena população. Na lista dos animais em extinção no Brasil, é colocada em risco a partir de caça e derrubada ou fragmentação de seu habitat natural – seu ambiente preferido são as matas densas. Na natureza, alimenta-se de pequenos mamíferos, aves de pequeno e médio porte, répteis e anfíbios.