Canela,

18 de maio de 2024

Anuncie

Cidica apresenta plano de ações para 2023

Compartilhe:

Foto: Clauber Maciel.

Encontro reuniu empresários, representantes de entidades, imprensa e profissionais das áreas de tecnologia e inovação

O Cidica – Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela deu o start para um ano que promete ser de muitas novidades e programação intensa nas áreas do empreendedorismo, da tecnologia e da inovação. A solenidade para a apresentação do plano de ações do Cidica para 2023 ocorreu na manhã de terça-feira (7), no espaço Arena Sicredi, contando com a presença do prefeito Constantino Orsolin, do secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, além de representantes de entidades que integram o ‘Sistema S’, empresários, imprensa e profissionais de tecnologia e inovação. A apresentação das ações ficou por conta dos servidores Leonardo Duarte e Gabriele Grespan, que fizeram um resumo sobre tudo que está sendo idealizado pelo Cidica.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Entre os destaques estão parcerias com entidades como Sebrae, Senai, Senac, Sesi e ACIC – Associação Comercial e Industrial de Canela, além de universidades como a Unisinos e a UCS – Universidade de Caxias do Sul e empresas como Orgânica Digital e Cresol. “A programação já iniciou em janeiro e temos atividades previstas todos os meses, até dezembro. Será um ano com muitos encontros e missões para imersão no setor de tecnologia e inovação”, projeta Gabriele Grespan. A qualificação da mão de obra local e o envolvimento de empresas e da sociedade canelense como um todo é um dos desafios para 2023. “Estamos de portas abertas para todos e vamos iniciar uma série de visitas nas empresas ainda neste primeiro semestre. Queremos que a comunidade se aproprie deste espaço aqui no Cidica, e em contrapartida, vamos oferecer cursos, workshops e palestras de capacitação para os trabalhadores e jovens que estão ingressando no mercado de trabalho”, detalha Leonardo Duarte.

GRANDES EVENTOS PREVISTOS

Ao longo do ano estão previstos grandes eventos a serem realizados no Cidica como o Empretec Sebrae – um renomado programa para formação de empreendedores; a feira Emprega Canela em parceria com a ACIC; a Startup Weekend para incentivar o empreendedorismo; uma Maratona de Inovação para o Turismo Sustentável; o Cidica Connections; entre outros. “Estamos consolidando essa nova matriz econômica para Canela e os resultados já estão chegando, com o Cidica concorrendo a prêmios nacionais e internacionais. Isso é resultado de um trabalho em equipe, da união de forças entre o setor público e a iniciativa privada. Juntos somos muito mais fortes para promover o desenvolvimento de Canela”, destaca o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, que é o idealizador do Cidica.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Todas as informações sobre o Cidica, contatos e a programação dos próximos eventos estão disponíveis no Instagram @cidicacanela e no link da bio. “O Cidica e o turno integral na educação são as principais bandeiras do nosso governo. Somente através da educação e do conhecimento é que conseguiremos transformar a nossa sociedade”, avalia o prefeito Constantino Orsolin.