Canela,

24 de fevereiro de 2024

Anuncie

Jovem clarinetista fez vaquinha para participar do Gramado in Concert

Compartilhe:

Foto: Rafael Cavalli.

Em busca de qualificação musical, o jovem clarinetista Thiago Queiroz, 15 anos, de Salvador, Bahia, contou com a ajuda de amigos para participar do IX Gramado in Concert, que ocorre até sábado (11). O adolescente fez sua inscrição pela internet e foi um dos 350 alunos aprovados na seleção. “Quis fazer a inscrição pela experiência, mas pensei que não iria passar. Se passasse, sabia que não teria dinheiro para a viagem. Somos uma família de baixa renda”, conta Thiago.

O jovem revela que o incentivo inicial para participar do evento partiu do amigo Rafael Xavier. “Ele me ajudou muito. Conhecia o festival e disse que seria importante”, diz. Com a ajuda do amigo, ele gravou o vídeo, confirmou a inscrição e ficou entre os selecionados. Após a surpresa por estar na lista de aprovados, Thiago enfrentou um dilema: como arcar com as despesas da viagem? Na busca pelo sonho, recebeu a ajuda de amigos, colegas, vizinhos, familiares e outros apoiadores. Uma vaquinha virtual foi promovida e o menino arrecadou R$ 1.800,00. “Meus amigos ajudaram a divulgar a vaquinha. O dinheiro arrecadado está ajudando a me manter aqui. Estou procurando economizar. O restante das despesas minha mãe parcelou no cartão dela”, revela.

Como tem menos de 18 anos, Thiago viajou acompanhado pela mãe, Analice Maria Silva. “Minha mãe disse que não era para adiar a conquista. Ela que foi a minha principal apoiadora. Sempre pensa no meu bem e é a pessoa pela qual eu quero batalhar e vencer na vida”, reconhece o filho.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Foto: Rafael Cavalli

O clarinetista revela, ainda, que a viagem para Gramado foi a primeira fora do Nordeste. “Foi a minha segunda viagem de avião. Eu amei esse lugar. O povo é hospitaleiro e prestativo, não olha diferente pela cor da pele”, frisa.

O adolescente participa da Orquestra Pedagógica Experimental (OPE), dentro do projeto Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA). O gosto pela música surgiu aos oito anos, após a iniciação musical no projeto. Com 10 anos, começou a fazer aulas de clarinete.

Para Thiago, o Gramado in Concert possibilita melhorar a técnica, a audição musical e até a comunicação interpessoal. No festival, o adolescente ensaia com a Banda Sinfônica das 8h às 11h. Depois, a partir das 13h30, recebe aulas específicas de clarinete. “Busquei algo que ninguém vai poder tirar: o conhecimento. É uma experiência única para evoluir na música Sempre fui tímido e a música me ajuda muito. Estou alegre pela conquista”, relata.

Além da mãe, o jovem músico agradece ao irmão, Luiz Silva Júnior, e o pai, José Queiroz Nascimento. Também faz questão de reconhecer a ajuda dos amigos, familiares, colegas de aula, Colégio Estadual Rotary, de Lagoa do Abaetê, e ao patrocínio especial da Santa Casa. “O time de futebol do meu pai ajudou bastante. Sou muito grato ao meu pai e aos amigos dele. Meu irmão também sempre foi um homem que ajudou. Eu o considero um exemplo e uma inspiração”, diz.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

SOBRE O FESTIVAL

Em busca da democratização do acesso à música erudita, o evento terá, até sábado (11), mais de 45 concertos, recitais e formações de público. O evento reúne alunos de nove países e 20 Estados brasileiros. Toda a programação é gratuita.

O IX Gramado in Concert tem copatrocínio da Corsan – Evoluir nos Define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas. Apoio institucional: Eurochestries. Hotel oficial: Laghetto Hotéis. Transporte oficial: Turistur Turismo. Colaboração: Vita Boulevard e Adylnet. Agente cultural: AM Produções. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado, com realização da Gramadotur, Funarte – Prêmio Funarte Festivais de Música 2022 e Ministério da Cultura Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.