Canela,

6 de maio de 2024

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Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

O que você tem feito para fazer networking e fomentar conexões de parceria e gerar negócios?

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Caro leitor, mais do que nunca ter bons relacionamentos torna o seu negócio ainda mais competitivo no mercado. Nos dias de hoje está cada vez mais difícil estabelecer conexões e a maioria dos empresários tem deixado de lado essa importante ferramenta de negócios, sim, saber desenvolver conexões é uma grande ferramenta para o sucesso no mundo profissional.

A primeira coisa que precisamos esclarecer o que é o networking, pode ser considerado uma rede de contatos que viabiliza a construção de relações de interesses mútuos. Ela facilita as oportunidades de negócios, aprendizado, visibilidade profissional, parcerias de trabalho, ajudar no desenvolvimento da carreira. Estar próximos de pessoas que tem objetivos similares e que passam pelo caminho que você precisa trilhar é uma excelente forma de acelerar o seu desempenho e encurtar caminhos. Aprender com seus próprios erros é inteligente, aprender com os erros dos outros é sabedoria (Augusto Cury).

Uma forma muito interessante de fazer networking  é participar de feiras, eventos, cursos e afins, onde estejam pessoas com o mesmo objetivo que o seu. Nestes locais normalmente concentram-se muitas pessoas que podem começar a fazer parte da sua rede de negócios, já que a maioria deles tem objetivo de criar conexão e fomentar parcerias.

No ambiente de negócios, muito se fala na relação “ganha-ganha”, mas o que significa essa expressão? Ela significa que a negociação tem uma característica incomum: ninguém perde, todos ganham. É o que se pode dizer, por exemplo, da relação ideal entre uma empresa e seu fornecedor.

Muitas vezes o empresário está tão focado na sua operação do dia a dia, que acaba esquecendo da importância de olhar para o seu negócio de forma estratégica, não se preocupa em criar conexões e se isola no mundo como se todos a sua volta fossem concorrentes diretos. Quando você tem clareza do produto ou serviço que você vende, isso não acontece, porque até a concorrência pode se tornar um aliado no negócio, vai depender da forma como você encara isso.

Uma das formas mais rápidas e inteligentes de fechar parcerias é frequentar lugares que oportunize isso, por isso, ao invés de você investir no happy hour com os amigos, quem sabe destine um pouquinho mais do seu tempo para os encontros de empresários e outros eventos que possam lhe render bons frutos para o seu negócio, afinal quem planta colhe.