Canela,

28 de fevereiro de 2024

Anuncie

UCS recebe reitor da UFSM em agenda que selou intenção de convênio em fomento à inovação

Compartilhe:

Foto: Bruno Zulian.

Encontro institucional promoveu aproximação entre as instituições e estabeleceu enfoque de parceria que alcançará as variadas áreas do conhecimento

A UCS recebeu visita institucional do reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Luciano Schuch, e do diretor do Centro de Tecnologia da UFSM, Tiago Marchesan, na terça-feira, 7 de fevereiro, em agenda que formalizou a intenção de parceria entre as duas Universidades. Com naturezas que se conversam: uma comunitária, outra federal, conectam-se em seus compromissos sociais ligados ao desenvolvimento das pessoas e das comunidades em que se inserem. O convênio, com perspectiva de assinatura ainda no primeiro semestre deste ano, consolidará e impulsionará a relação de colaboração que já se estabelece na prática, em diferentes projetos. Com enfoque no âmbito da inovação, a iniciativa prevê alcançar as diversas áreas do conhecimento, a exemplo das humanidades.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

A parceria prevê, ainda, o fortalecimento da relação das instituições com as organizações empresariais. “Com a expertise de duas instituições fortes, junto às empresas, será possível ampliar a sinergia e o tamanho dos projetos”, afirmou Schuch, colocando a infraestrutura de laboratórios à disposição da UCS.

“Precisamos mostrar a força, a capacidade intelectual e científica que as universidades têm a somar ao meio empresarial”, pontuou o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, que recebeu a comitiva acompanhado da pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, professora Neide Pessin, do chefe de gabinete da reitoria, professor Marcelo Faoro, e do professor Guilherme Holsbach Costa.

Marchesan, diretor do Centro de Tecnologia da UFSM, acrescentou a capacidade de fortalecimento da indústria nacional e geração de riqueza a partir dos projetos realizados no âmbito das universidades, e potencializados a partir do fortalecimento de rede.

Conhecimentos Compartilhados

Dentre os temas abordados, os gestores acadêmicos destacaram a importância da valorização da excelência e pró-atividade de docentes e pesquisadores. Em um cenário que definiram como de crise de identidade no sistema de ensino brasileiro, relacionada também ao papel da formação no contexto social atual, debateram adequações institucionais, semelhanças e orientações específicas nos âmbitos de estrutura e administração. No contexto, destaque para a importância da abertura à conexão com o mercado.

Reitor da UFSM há pouco mais de um ano, Schuch já passou pela vice-reitoria da instituição e dirigiu o Centro de Tecnologia. Em sua trajetória, também foi docente da Universidade de Caxias do Sul, experiência que mencionou com carinho. “O grande diferencial da UCS está em sua relação com a comunidade”.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

“A contribuição da UFSM para o estado e para o Brasil é fantástica”, afirmou o reitor da UCS, destacando a importância das universidades federais enquanto celeiros de pesquisadores.

Primeira universidade federal criada no interior, fora de uma capital brasileira, a Universidade Federal de Santa Maria oferece 130 cursos/habilitações de graduação no ensino presencial. Conta com três campi fora de sede: em Frederico Westphalen, em Palmeira das Missões e em Cachoeira do Sul.