Canela,

28 de fevereiro de 2024

Anuncie

Próxima da comunidade e em movimento pelo saber, UCS celebra 56 anos

Compartilhe:

Foto: Bruno Zulian.

Missa de ação de graças pela data ocorre no dia 14 de fevereiro, às 19h, na Catedral Diocesana de Caxias do Sul

Mais um marco em uma trajetória de realização através da difusão do conhecimento e da conexão com a comunidade, a Universidade de Caxias do Sul completa 56 anos na sexta-feira, 10 de fevereiro. A celebração, a partir da tradicional missa de ação de graças na Catedral Diocesana Santa Teresa, ocorre no dia 14 de fevereiro, terça-feira, às 19h.

“Cada ano que passa para a UCS marca incontáveis conquistas conectadas à evolução. Institucionalmente, mas através de pessoas, que se tornam profissionais, qualificados à excelência, impactam as comunidades em que se inserem e desenvolvem a sociedade. É um processo contínuo, ciclo impulsionado a cada dia a partir de novos sonhos e desejos aqui depositados, da dedicação de alunos, professores e toda a comunidade acadêmica”, contextualiza o reitor, professor Gelson Leonardo Rech.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

São muitos os que forjaram suas histórias junto à da Instituição: quase 123 mil UCS Alumni, ex-alunos de graduação e pós-graduação, para além daqueles que vivenciaram experiências em extensão e outras formas de conexão universitária. Some-se a todos aqueles que, atualmente, encaminham aqui seus projetos de vida.

O ano de 2023 ainda anuncia os 30 anos de regionalização da Universidade, movimento que arraigou seu desenvolvimento ao de toda uma região. O crescimento da inserção acadêmica leva à difusão do saber, amplia o acesso às oportunidades, propõe parcerias e amplia horizontes. Hoje, para além das fronteiras regionais, o que é produzido na UCS reverbera a partir de trocas nacionais e internacionais, traduzidas em intercâmbios científicos, projetos e missões acadêmicas, além de acordos de cooperação.

Movimentos

A UCS segue atenta aos fluxos sociais e comprometida com a educação – o que pode ser conferido a partir de alguns movimentos do último ano. A formação de professores é pauta permanente, além das licenciaturas, por meio da formação continuada de docentes dos municípios e Coordenadorias de Educação. No âmbito da Tecnologia, novos cursos como Sistemas Embarcados, Gestão de Cooperativas e Gestão do Turismo; em bacharelado, Zootecnia. E para quem estava em dúvida na hora de ingressar no Ensino Superior, o UCS Talk 2022 reuniu estudantes para falar sobre todas as profissões. A ideia é facilitar o acesso a um universo que, para além da graduação, abraça desde a infância – com atividades como a Colônia de Férias – até a senioridade, via Programa UCS Sênior, atendendo a um público que cresce a cada dia.

A pesquisa segue orientada para o desenvolvimento, incentivada aos jovens pesquisadores e movida pelos alunos e docentes de carreira na pesquisa, que realizam projetos nos Programas de Pós-Graduação. Dentro deles, descobertas: uma nova espécie de fungo classificada, cuja linhagem foi isolada na Instituição, recebeu nome científico em homenagem à UCS: Penicillium ucsense. E a qualidade dos estudos produzidos pela Universidade foi reconhecida em avaliação pela CAPES, com destaque para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais, que obteve conceito de excelência internacional.

A inovação direcionou iniciativas: para além da representativa presença no ecossistema regional, e da interlocução com parceiros públicos e privados, o start das novas fases do Centro de Saúde Digital, com foco na medicina de precisão, e do TecnoUCS, com projeto de ampliação anunciado durante a primeira Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação. A dedicação ao novo também refletiu na concretização de projetos que conectam o ensino às possibilidades geradas pelo contato com a comunidade e a prestação de serviços, no que se destacam a inauguração do Centro de Coleta de Células-Tronco, as novas instalações do Instituto de Pesquisas em Saúde, o Instituto Hospitalar Veterinário, modelo em saúde animal, e até uma unidade do restaurante Dolce Italia, da Escola de Gastronomia, instalada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Em mobilização, junto a entidades públicas e privadas, o Centro Interprofissional para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista é um objetivo cada vez mais próximo.

As atividades da extensão seguem capacitando e aproximando a Universidade de seus públicos, em eventos como o UCS na Comunidade, de prestação de serviços e informação, o Vet Day, com foco em saúde animal, e as tradicionais apresentações da UCS Orquestra, e da nova Orquestra Jovem, que passou a oportunizar formação em música para alunos do ensino público.

Debate Global

A conexão global pelo saber foi potencializada no ensino e na pesquisa conectados às demandas sociais: a UCS passou a integrar o Programa Cátedras UNITWIN/UNESCO e, através dele, uma rede que envolve mais de 850 instituições em 117 países. A partir da iniciativa, sediará a cátedra Educação para a Cidadania e Justiça Socioambiental, fomentando debates na construção de pontes entre academia, sociedade civil e as comunidades locais.

Também, a partir do vínculo à Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da ONU, em reconhecimento aos expressivos trabalhos sobre fluxos migratórios, a Universidade passou a integrar uma rede articulada de Instituições de Ensino que trabalham com a temática da proteção internacional da pessoa humana. Por meio dessa rede, poderão ser pensadas ações na área do direito internacional humanitário, do direito internacional dos direitos humanos e do direito internacional dos refugiados.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Reconhecimento

Protagonista nos cenários em que se insere, a UCS manteve presença, em 2022 pelo quarto ano consecutivo, entre as melhores universidades do mundo e também da América Latina, conforme rankings da Times Higher Education, publicação mundialmente mais prestigiada sobre o Ensino Superior. Figurou novamente no QS Latin America University Rankings 2023, classificação definida como a maior já produzida para mapear as Instituições de Ensino Superior da América Latina, com destaque para o indicador científico.

Em relação que contempla instituições privadas e comunitárias, apareceu entre as 10 melhores instituições de ensino do Brasil ranqueadas pelo Guia da Faculdade, do jornal O Estado de S. Paulo, com 120 cursos de graduação estrelados.

Ainda, manteve presença entre as marcas mais lembradas do RS no Top of Mind RS 2022 da Revista Amanhã; entre as Campeãs da Inovação, na categoria Ensino & Pesquisa, do mesmo veículo em parceria com o IXL-Center; e entre as Marcas de Quem Decide do RS, levantamento do Jornal do Comércio junto à Qualidata.