Canela,

28 de fevereiro de 2024

Anuncie

Sistema de Bibliotecas UCS vence projeto de gamificação

Compartilhe:

Foto ilustrativa.

Iniciativa da editora Clarivate visava incentivar o aumento do uso das plataformas de acesso a informações no Portal de Periódicos da CAPES

O Sistema de Bibliotecas da UCS está entre os quatro vencedores do projeto “Gamificando sua Biblioteca”, idealizado pela editora Clarivate. Realizado entre os meses de setembro e novembro, contou com a participação de bibliotecas de várias instituições, membros do Portal da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na busca por disseminar informações e conteúdos disponíveis para estudantes, professores e pesquisadores.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

A comunidade acadêmico-científica brasileira tem acesso às seguintes bases de dados da Clarivate por meio do Portal de Periódicos da CAPES: Web of Science (WoS), Derwent Innovations Index (DII), Incites Journal Citation Reports (JCR) e Integrity. A proposta do projeto foi incrementar o uso dos recursos disponibilizados.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

As atividades incluíram webinars públicos mensais, com demonstração de uso das plataformas. Por parte do Sistema de Bibliotecas da UCS, o processo também envolveu capacitação e divulgação. As ações foram determinantes para a conquista, já que o resultado considera a elevação do nível de utilização dos recursos por parte de toda a comunidade acadêmica. “O resultado denota o aumento da pesquisa na Instituição e a importância da manutenção do acesso, junto à CAPES, à plataforma com os periódicos mais pesquisados e relevantes”, afirma a coordenadora do Sistema de Bibliotecas da UCS, Michele Marques Baptista, exemplificando a partir da plataforma Web of Science (WoS), cujos títulos passam por uma avaliação e necessitam cumprir 28 critérios para receberem seu fator de impacto e integrarem a base de dados.