Canela,

18 de julho de 2024

Anuncie

Orquestra Sinfônica A do Festival brilha no encerramento do IX Gramado in Concert

Compartilhe:

Foto: Rafael Cavalli.

O concerto de encerramento do IX Gramado in Concert com a Orquestra Sinfônica A do Festival, na noite de sábado (11), no Expogramado, foi uma apresentação irreparável do começo ao final. Sob regência do maestro Cláudio Cruz, os 80 alunos do festival mostraram na prática o que aprenderam durante uma semana intensa de ensaios. Em nove dias, o evento contou com 47 concertos, recitais e formações de público. Além de grandes concertos no Expogramado, o festival levou grupos para hotéis, lar de idosos praças e igrejas. O evento reuniu 350 alunos de nove países e 20 Estados brasileiros. Toda a programação foi gratuita ao público.

Em ritmo contagiante, o concerto final foi aberto com a estreia da sensacional obra “Mas sei que de alma em alma andas perdido”, de Lucas Pigari, que foi a vencedora do VI Concurso de Composição. Depois, foram apresentados grandes clássicos da música erudita com solos dos professores Ricardo Barbosa, Cármelo de Los Santos e Matias de Oliveira. Para finalizar, a Quinta Sinfonia de Tchaikovsky foi interpretada de forma brilhante pelos alunos.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

LEGADO IMENSURÁVEL

Na solenidade de encerramento, que ocorreu antes do concerto, o diretor Leandro Serafim frisou que a décima edição já está sendo preparada. “Estamos pensando em tudo o que vai acontecer aqui no ano que vem. Mais do que a experiência do que vivemos, tenho certeza que o festival cumpre seu papel. Alunos de 9 países e 20 Estados levarão os aprendizados aqui adquiridos para exercer a profissão de músicos. O Gramado in Concert é um festival que democratiza o acesso à música erudita e ao aprendizado musical”, diz.

Conforme a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, o festival traz música de qualidade de forma gratuita para o público e ainda contribui com a formação de jovens talentos. “Não é fácil encontrar festivais de música erudita. O In Concert veio para formar músicos que necessitam tanto desse apoio. Nós entendemos que o evento é fundamental para democratizar o acesso e queremos dar, sim, continuidade”, afirma Rosa.

O prefeito Nestor Tissot aproveitou a solenidade de encerramento para anunciar que o senador Lasier Martins, que estava na plateia, destinou R$ 400 mil para a próxima edição do evento, além de outros R$ 400 mil para o Festival de Cinema de Gramado. “Obrigado, Lasier! Nossa equipe faz eventos com muito carinho. Gramado vive do turismo os 365 dias do ano e os eventos ajudam a fomentar nosso turismo. Vida longa ao festival”, conclui.

PREMIAÇÃO E HOMENAGEM

Após os discursos, o presidente da Academia Gramadense de Letras e Artes (AGLA), Romeo Riegel, entregou homenagem da associação para o maestro gramadense e diretor do Gramado in Concert, Leandro Serafim. “Lembro do Leandro tocando corneta na Escola Senador. Saiu do bairro Piratini para brilhar pelo mundo. Nós, gramadenses, estamos orgulhosos por comemorar a celebridade deste conterrâneo”, destaca Riegel.

Em outro momento de grande emoção, o compositor Lucas Pigari, de São Paulo, recebeu o troféu pela obra “Mas sei que de alma em alma andas perdido”. O trabalho foi o vencedor do IV Concurso de Composição do Gramado in Concert, que voltou a ser realizado após dois anos por conta da pandemia de Covid-19. Com coordenação de Dimitri Cervo, o concurso contou com 33 composições inscritas de 11 Estados brasileiros.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

O IX Gramado in Concert teve copatrocínio da Corsan – Evoluir nos Define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas. Apoio institucional: Eurochestries. Hotel oficial: Laghetto Hotéis. Transporte oficial: Turistur Turismo. Colaboração: Vita Boulevard e Adylnet. Agente cultural: AM Produções. O evento foi uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado, com realização da Gramadotur, Funarte – Prêmio Funarte Festivais de Música 2022 e Ministério da Cultura Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.