Canela,

23 de junho de 2024

Anuncie

Mestrado da Faccat com inscrições abertas

Compartilhe:

Foto: Claucia Ferreira/Faccat.

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), está com inscrições abertas para o mestrado. Interessados devem fazer a inscrição até o dia 14 de março. As entrevistas com os candidatos estão previstas para acontecer no dia 17. O programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional tem por objetivo promover, por meio da interdisciplinaridade, o ensino e a pesquisa com base na análise das relações sociais, econômicas, políticas, ambientais e culturais, enfocando as especificidades regionais.

De acordo com o coordenador do Mestrado da Faccat, professor Dr. Roberto Tadeu Ramos Morais, o curso apresenta múltiplas formações por sua característica interdisciplinar. “No mestrado em DR o (a) discente trafega por diversas áreas do conhecimento como História, Geografia, Economia, Administração, Direito, Educação, entre outros”, enfatiza Morais, que também é o Vice-Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação.

Morais ainda explica que o discente formado pelo PPGDR desenvolve capacidade de produção científica qualificada orientada para a pesquisa em espaços reconhecidos pela área. Além disso, também desenvolve o senso crítico e investigativo sobre as questões relativas ao desenvolvimento regional, entre outras atribuições.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Diferenciais do PPGDR:

1 – Pesquisas voltadas para a resolução de problemas em âmbito público e/ou privado para apoiar o crescimento econômico e o desenvolvimento socioeconômico das regiões;

2 – Workshops com professores, pesquisadores e alunos de instituições de Portugal, Espanha e Argentina sobre a temática do desenvolvimento;

3 – Parcerias com o setor público e privado para favorecer visitas técnicas;

4 – Professores doutores com ampla formação e excelência em publicações científicas;

5 – Bolsas Capes e Institucionais para fomentar o estudo dos discentes.

Linhas de pesquisa

Instituições, Sociedade, Cultura e Bem-estar social: Esta linha de pesquisa aborda as dimensões culturais, políticas e institucionais do desenvolvimento regional, bem como a análise crítico-histórica. Fazem parte desta linha, análises prospectivas dos fatores socioculturais de desenvolvimento e bem-estar (saúde, educação, transporte, segurança, cultura, moradia, etc.), estudos dos movimentos socioculturais locais e o planejamento do potencial de aproveitamento e preservação do patrimônio sociocultural existente nos territórios, sob o aspecto das políticas públicas. A linha inclui os estudos sobre as formas de atuação e intervenção dos atores sociais-locais do desenvolvimento.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Economia, Meio Ambiente e Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial Sustentável: Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar as dinâmicas produtivas setoriais e territoriais de desenvolvimento e o papel das organizações produtivas, inovações tecnológicas, políticas socioeconômicas e ambientais e, também, das políticas públicas na gestão da interação da sociedade com o território. Nesta linha se incluem, ainda, as análises prospectivas de diversificação, o ordenamento territorial e o planejamento do aproveitamento sustentável do potencial da infraestrutura e dos recursos ambientais e turísticos existentes nos territórios. Também fazem parte desta linha, as análises dos mercados (trabalho, alimentos, produção industrial, serviços, etc.), aglomerações produtivas e cadeias produtivas industriais, agroalimentares, agroindustriais e de serviços.