Canela,

24 de fevereiro de 2024

Anuncie

Secretaria da Saúde chama atenção para o lúpus e a fibromialgia na campanha do Fevereiro Roxo

Compartilhe:

Lúpus e fibromialgia são doenças diferentes, mas que apresentam dois pontos em comum: são doenças crônicas e incuráveis. A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, aderiu a campanha do Fevereiro Roxo para conscientizar a população sobre estas doenças, a fim de que sejam identificadas ainda na fase inicial, para que seus sintomas sejam controlados ou atrasados.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

O lúpus é um distúrbio crônico que faz o organismo produzir mais anticorpos do que o necessário para manter o corpo em pleno funcionamento. Esses anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Entre os sintomas da doença estão a febre, perda de peso, manchas vermelhas na pele (especialmente no rosto e outros locais expostos ao sol), queda de cabelo, sensibilidade à luz, visão embaçada, dor abdominal e alterações mentais como depressão ou psicose.

Já a fibromialgia se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura, provocando também cansaço excessivo, alteração de sono (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Ao reconhecer os sintomas, é de extrema importância que seja procurado um médico clínico geral para que sejam feitos exames para identificar se realmente se trata de uma dessas doenças para iniciar o procedimento e tratamento adequados.

Crédito: Ascom/PMG