Canela,

28 de abril de 2024

Anuncie

Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental: lançamento de Cátedra UNESCO sediada pela UCS terá conferência com diretor fundador do Instituto Paulo Freire

Compartilhe:

Foto: Moacir Gadotti. Crédito: Acervo Instituto Paulo Freire.

Doutor em Ciências da Educação Moacir Gadotti é hoje presidente de honra da rede internacional que leva adiante o legado do patrono da educação brasileira

A Universidade de Caxias do Sul lança, na quarta-feira, 22 de fevereiro, às 19h, a Cátedra UNESCO que passa a sediar, com o tema Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental. A solenidade será seguida de conferência sobre o tema com o diretor fundador do Instituto Paulo Freire, doutor em Ciências da Educação Moacir Gadotti, hoje presidente de honra da rede internacional que leva adiante o legado do patrono da educação brasileira.

A solenidade e a conferência – no UCS Teatro com transmissão via YouTube UCS Educacional, terão espaço após o tradicional Encontro dos Professores com a Reitoria, que abre as atividades de cada semestre letivo na UCS.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Cátedra UNESCO

As cátedras UNESCO têm a função de construir pontes entre a academia, a sociedade civil, as comunidades locais e informar decisões em políticas sobre o tema a que se destinam, no caso da UCS, a educação para a cidadania e para a sustentabilidade.

Ao integrar o Programa Cátedras UNITWIN/UNESCO, a Universidade de Caxias do Sul se conecta a uma rede que envolve mais de 850 instituições em 117 países. Com ampla movimentação de conhecimentos e de ações, essa rede aberta contempla atividades como intercâmbios de docentes e discentes, reuniões conjuntas de trabalho, conferências, publicações, entre outras iniciativas.

O projeto foi aprovado no final de setembro de 2022 pela UNESCO, com parecer favorável do escritório nacional da entidade, em Brasília, chancela do Itamarati, e recebeu o apoio de mais de duas dezenas de instituições nacionais e internacionais.

Na UCS, a Cátedra estará vinculada diretamente à Área do Conhecimento de Humanidades e também ao Programa de Pós-Graduação em Educação, mas vai possibilitar uma interlocução permanente com diversos cursos de graduação e de pós-graduação. Saiba mais.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Moacir Gadotti

Diretor fundador do Instituto Paulo Freire de São Paulo (1991). Livre docente pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e doutor em Ciências da Educação na Universidade de Genebra (Suiça, 1977). Atuou como professor de História e Filosofia da Educação em diversas instituições (PUC-SP, USP, Unicamp). Atualmente é presidente de honra do Instituto Paulo Freire. Dentre o grande número de publicações, destacam-se Educar para a sustentabilidade (2012), Os mestres de Rousseau (2004), Pedagogia da Terra (2001), Pedagogia da Práxis (1995) e História das Ideias Pedagógicas (1993).