Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

UCS Orquestra e Lions EduC lançam o projeto Bossa Nova no RS

Compartilhe:

Série de dez concertos gratuitos circula por cidades gaúchas entre 2 e 30 de março

Durante todo o mês de março, a UCS Orquestra e o Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – Lions EduC apresentam o projeto Bossa Nova no RS, com dez concertos gratuitos nas cidades onde a Universidade de Caxias do Sul tem campi, como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Nova Prata, Flores da Cunha, Farroupilha, Guaporé, Torres, São Sebastião do Caí e Vacaria. A iniciativa foca na Bossa Nova, um dos gêneros musicais brasileiros mais populares.

A série de concertos tem início no dia 2 de março, às 19h30, no Clube Independente de Flores da Cunha, e segue até dia 30, quando será realizada a última apresentação, às 20h, no Auditório da UCS Região das Hortênsias, em Canela. Confira o calendário completo a seguir.

Os concertos também ocorrem durante o Festival Vem pra UCS, em Bento Gonçalves e Caxias do Sul.

Além de oferecer música de qualidade, fomentando a construção de repertório e o gosto do público, seja de estudantes ou das comunidades onde a Universidade está inserida, o projeto também se propõe a aproximar as plateias à sonoridade da música de concerto, reafirmando a vocação da UCS Orquestra com seus diferentes formatos de apresentação, desde óperas tradicionais a concertos populares baseados no repertório do samba e do rock, entre outros.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, os concertos terão como tema principal o movimento da Bossa Nova, em uma seleção de músicas com enfoque histórico e uma amostragem dos diversos períodos e estilos que estão contidos dentro do gênero. Arranjos escritos especialmente para a formação da UCS Orquestra pelo músico Pedrinho Figueiredo, que também é solista nas apresentações, serão intercalados com textos que ilustrarão os diversos pontos de conexão da Bossa com o Rio Grande do Sul.

“O projeto Bossa Nova no RS foi idealizado pelo músico Pedrinho Figueiredo. Pedrinho é um virtuose e especialista na música popular brasileira. Desde que o ouvi pela primeira vez, tocando com grandes artistas como Renato Borghetti e Daniel Sá, tive o desejo de fazer música com ele. Há alguns anos, Pedrinho propôs que fizéssemos um espetáculo apresentando grandes sucessos da Bossa Nova em uma releitura instrumental e fiquei muito empolgado com a possibilidade desta realização. Para esse espetáculo selecionamos 15 músicas, as quais foram cuidadosamente arranjadas para sax ou flauta solo e um grupo de 14 músicos formado por cordas, sopros, violão e bateria. Com destaque nas obras de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, é com grande alegria que convido a todos para assistirem esse espetáculo”, diz o maestro Manfredo Schmiedt.

O repertório selecionado para os concertos contempla treze composições que fazem parte da história da Música Popular Brasileira, em especial do movimento da Bossa Nova. O programa inclui clássicos assinados por Tom Jobim como Samba do AviãoÁguas de MarçoTriste e Wave, esta em parceria com Vinícius de Moraes. Dessa mesma dupla de compositores o repertório inclui ainda Chega de SaudadeGarota de Ipanema e Outra VezConfira o repertório completo a seguir.

As apresentações estarão cercadas de cuidados com a infraestrutura e a acessibilidade. Nos locais de evento serão disponibilizados recursos e espaços especiais para cadeirantes, com atenção especial também para pessoas com deficiência física, auditiva e visual. Intérpretes de libras participarão dos concertos.

Contrapartidas sociais como palestras sobre a cultura no Brasil, o histórico da Orquestra, sua formação e repertórios também integram as ações do Bossa Nova no RS. O projeto é realizado com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio de Baw Brasil – Indústria e Comércio Ltda., Braslux Indústria de Auto Peças Ltda., Empresas Randon / Instituto Elizabetha Randon, HD Parts, Ilumatic S/A Iluminação e Eletrometalúrgica, IMD Comércio de Móveis Ltda., Intral S/A Indústria de Materiais Elétricos, Supermercados Andreazza Ltda., Mebrafe Instalações e Equipamentos Frigoríficos Ltda., Multiflon Revestimentos Antiaderentes Ltda., Nutrire Indústria de Alimentos Ltda., PCP Produtos Siderúrgicos Ltda., Prado Distribuidor Logístico Ltda., Suplay Componentes e Suprimentos Ltda., Tondo S/A, e Unylaser Indústria Metalúrgica Ltda. A realização é do Ministério da Cultura, Governo Federal e Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – Lions EduC.

Bossa Nova no RS – Calendário das apresentações:

2 de março – Quinta-feira – Flores da Cunha
Hora: 19h30
Local: Clube Independente

4 de março – Sábado – Bento Gonçalves
Hora: 16h30
Local: Auditório do Bloco B – Campus da UCS Bento Gonçalves

5 de março – Domingo – Caxias do Sul
Hora: 15 horas
Local: Estacionamento do CETEL UCS Campus-Sede

9 de março – Quinta-feira – Farroupilha
Hora: 20 horas
Local: Auditório Raul Bampi – Campus da UCS Farroupilha

12 de março – Domingo – São Sebastião do Caí
Hora: 18 horas
Local: Centro de Cultura

16 de março – Quinta-feira – Torres
Hora: 19h30
Local: SAPT – Sociedade Amigos da Praia de Torres

19 de março – Domingo – Vacaria
Hora: 18 horas
Local: Auditório da Casa do Povo

23 de março – Quinta-feira – Nova Prata
Hora: 20 horas
Local: Auditório do Centro Empresarial Vicencio Paludo

27 de março – Segunda-feira – Guaporé
Hora: 20 horas
Local: Auditório do Campus UCS Guaporé

30 de março – Quinta-Feira – Canela
Hora: 20 horas
Local: Auditório da UCS Região das Hortênsias

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Bossa Nova no RS – Programa:

1 – O Morro Não Tem Vez (Marcus Moraes e Tom Jobim) e A Felicidade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
2 – Outra Vez (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
3 – Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
4 – Água de Beber (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
5 – Corcovado (Tom Jobim), Barquinho (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli) e Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinicius de Morales)
6 – Passarim (Tom Jobim)
7- Batida Diferente (Durval Ferreira e Maurício Einhorn)
8 – Eu Sei Que Vou Te Amar (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
9 – Samba do Avião (Tom Jobim)
10 – Águas de Março (Tom Jobim)
11 – Triste (Tom Jobim)
12 – Wave (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
13 – Estamos Aí (Maurício Einhorn, Durval Ferreira e Regina Werneck)