Canela,

10 de abril de 2024

Anuncie

Fê Brandão

EU VEJO VOCÊ

Fernanda Rosa Brandão

EU VEJO VOCÊ – Educação é acolhimento

Compartilhe:

Vou começar compartilhando as práticas em escolas e sala de aula que tem tido resultados e que nos faz refletir que sim, vale a pena ser amorosa, ter cuidado e acolher cada ser humano, estes que estão em crescimento e se desenvolvendo dia a dia.

Estes que não são uma folha em branco e sim uma folha já cheia de histórias e marcas desde que estava na barriga da mãe. Estes que sentiram os medos e aflições, estes que escutaram os choros e palavras ditas e ouvidas pela mãe. Estes seres humanos imperfeitos e cheios de defeitos como nós, seus pais, seus professores e adultos que devem orientar e dar exemplos para que sigam e se tornem pessoas do bem e determinadas a fazerem algo diferente na vida do outro.

Estes corações cheios de amor e sem maldades que muitas vezes apenas repetem as maldades, as quais os adultos dão como exemplo. Devemos proteger estes seres das maldades que muitas vezes cometemos.

Eles devem se sentir seguros e guiados por nós adultos…pela nossa caminhada e experiência, porém por muitas vezes aprendemos muito mais com esses pequenos seres, sem nenhuma experiência na vida, e sim com uma dose gigante de amor e afeto. Sem julgamentos e preconceitos que nós adultos insistimos em passar adiante…sem pensar que somos tão imperfeitos quanto aqueles os quais julgamos e criticamos.

• Siga Fernanda Brandão no Instagram

Como sabemos, estamos em época de adaptação escolar e o melhor que podemos fazer por essas crianças, nossos alunos, é acolher e demonstrar de forma verdadeira que nos importamos com ele e sua família, que são bem vindos a escola.

Uma aluna minha, é professora do primeiro ano a muito tempo, ou seja tem uma vasta experiência. Estava chateada pois estava com poucos alunos na turma, a escola não é turno integral, sabemos que hoje a maioria dos pais optam por escola de turno integral, pela questão de trabalho, horários e etc.

E no primeiro dia de aula, convidou todos os pais e alunos a entrarem na sala de aula e fez sua apresentação, conversou, e disse para os pais ficarem a vontade e quando sentissem que era hora de ir embora, que o fizessem de forma natural. Tudo ocorreu naturalmente, nenhum aluno chorou e no outro dia foi também um sucesso, sem choro e todos tranquilos em estar na escola.

Para sua surpresa recebeu mais três alunos no dia seguinte, pois não se adaptaram na escola a qual estavam matriculados, e sua acolhida foi com toda certeza especial, que estes pais dos alunos novos comentaram a respeito. Ou seja, uma atitude simples, porém sincera, amorosa e acolhedora no primeiro dia de aula, vai afetar de forma positiva todo o resto do ano letivo, e todo relacionamento escola – família se fortalece.

Faça o possível, professora, para acolher a família de seus alunos, com respeito, amor e sem julgamentos, afinal de contas, sem os pais não teríamos os alunos e a escola não estaria funcionando. E não esqueça: EU VEJO VOCÊ!