Canela,

20 de junho de 2024

Anuncie

Gramado terá Centro de Atendimento Especializado em Saúde Mental

Compartilhe:

Foto: Oficina de canto é uma das atividades oferecidas.

A partir deste ano, a comunidade gramadense conta com um novo serviço na área da saúde mental. Trata-se do Centro de Atendimento Especializado em Saúde Mental (CAESM), um espaço que atua com uma equipe multiprofissional de atenção especializada em saúde mental como o objetivo de oferecer atenção integral para toda a comunidade, de qualquer faixa etária, acometidas por transtornos mentais moderados.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Este serviço também visa ampliar acesso e qualificar a assistência em saúde mental para a população, colhendo as demandas encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O serviço também está interligado com outros setores e secretarias como a Assistência Social, a Educação e o Conselho Tutelar. Esta vinculação entre a rede possibilita a realização ações fundamentais que favorecem a integralidade dos cuidados aos pacientes e seus familiares.

Através do CAESM, também se potencializam as ações assistenciais, de promoção à saúde e prevenção de agravos, por meio do oferecimento de oficinas desenvolvidas neste espaço. “Busca-se, que para além de um espaço de convivência, esse local seja um espaço de ressignificações e acolhimento a todos que dele necessitar”, destaca o secretário da Saúde, Jeferson Moschen.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Já em funcionamento no Centro Municipal de Saúde e CAPS, a equipe conta com psicólogos, psiquiatras, assistente social, e atuação de dois oficineiros de canto e artesanato. Nos próximos meses, o CAESM estará com seu espaço próprio na região central de Gramado.

Crédito: Ascom/PMG