A Urbia, empresa que faz a gestão do Cânions Verdes, reativou recentemente a trilha do Quebra Cangalha, trajeto que vinha sendo pouco utilizado pelos visitantes do Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS). A revitalização da trilha, que contou com a limpeza do percurso, nova sinalização e cordões de isolamento, permite que os visitantes do Cânion Fortaleza consigam chegar com tranquilidade e segurança até o alto do Morro do Quebra Cangalha.
RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP
No percurso, dependendo da visibilidade no dia, é possível avistar o Oceano Atlântico e as cidades da planície litorânea de Santa Catarina e Rio Grande do Sul como Araranguá e Torres e as cidades de Jacinto Machado, Praia Grande e Mampituba — circunvizinhas ao Parque Nacional.
RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM
A trilha, que é autoguiada (sem necessidade de guias), tem seu ponto de partida diante do Mirante do Fortaleza e segue por 2 km até o Morro do Quebra Cangalha. O trajeto de ida e volta leva em média 1h. Contudo, é preciso considerar também o percurso de chegada até o Mirante, o que corresponde a um programa com até 3h30 de duração ao todo. Durante a atividade é recomendado o uso de tênis confortáveis (ou calçados próprios para trilhas), protetor solar, repelente de insetos, muita água e, como precaução, capa-de-chuva — considerando a instabilidade do clima nos parques. O Cânion Fortaleza funciona de quarta à segunda, diariamente das 8h às 17h.
Foto: Gabriel Cardoso