Canela,

16 de junho de 2024

Anuncie

Festival Himalaio Losar Tashi Delek acontece nos dias 18 e 19 em Três Coroas

Compartilhe:

Foto: Divulgação.

Homenagem ao Losar – Ano Novo Tibetano, em Três Coroas

Losar significa Ano Novo em tibetano e é o maior festival do Tibet. Está entre os maiores da região dos Himalaias. Música, dança e gastronomia típicas do evento, além de uma decoração que dará um clima super especial, farão parte da programação.

O tibetano Ogyen Shak e sua esposa Adriana, responsáveis pela festa, cuidam dos mínimos detalhes e buscam apresentar tudo de forma muito original para celebrar a chegada do ano 2150, que, segundo o calendário tibetano lunisolar, é regido pelo Coelho da Água. O Coelho, que segundo a astrologia tibetana tem grandes capacidades mentais, é inovador, tem excelentes ideias e é bastante amigável.

Os preparativos estão movimentando a Comunidade, começando pelos figurinos que serão usados nas apresentações da Dança Kandro, que faz parte do folclore do Tibet, e da performance Leões da Neve, duas importantes atrações culturais do evento. Estes estão sendo confeccionados por Tashi Dolma, costureira tibetana, que reside em Três Coroas. “São roupas muito coloridas e com detalhes que só mesmo um nativo saberia colocar”, afirma Ogyen. Os ensaios das coreografias envolvem dançarinos profissionais de Três Coroas e região e, para iniciar os shows no sábado, alunos da APAE irão fazer dança alemã. Pais e alunos estão super entusiasmados. “Ogyen fez questão de envolver a Comunidade, homenagear a cultura local e trazer para o evento danças que lembram sua infância, quando vivia no Tibet. Alegria e boas energias traduzirão essas apresentações”, diz Adriana.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Na Avenida Central da Cidade, a partir do dia 13 de março, começarão a ser erguidos os Oito Símbolos Auspiciosos que como o próprio nome já diz, atraem auspiciosidades e dão as boas-vindas ao novo ciclo que se inicia. E um dos pontos altos do Festival, será o acendimento da grande Lamparina, idealizada por Ogyen e confeccionada por artistas do Butão, residentes de Três Coroas. Os tibetanos acreditam que a luz da Lamparina tem o potencial de inspirar e despertar a nossa sabedoria. Em ocasiões especiais como o Losar, costuma-se acender a Grande Lamparina que é alimentada por todos da comunidade, de forma a potencializar a sabedoria, as capacidades de superar obstáculos e seguir em direção ao sucesso. Ela será acendida na Praça Affonso Saul e mantida até o fim do Festival.

O evento Losar – ano novo tibetano tem realização da Shak Produções, apoio da Prefeitura Municipal de Três Coroas e Espaço Tibet.

Confira a programação – sujeita a alterações

Sábado, 18 de março

10h – Cerimonial de Abertura

11h – Dança Indiana

12h – Almoço

13h – Painel Inter-religioso com Mediação de Ângela Schmitt, diretora do Jornal Bem Estar de Gramado

Convidados: Padre Ari (igreja católica), Pastor Jair (igreja evangélica), Mirtes (Sociedade Espírita), Govinda (Hinduísmo), André Staehler (Calendário Maia)

14h – Cozinha Show Comida Indiana com o Chef. Alexandre Sharin, do restaurante Sharin de Porto Alegre

15h – Cozinha Show Arroz Doce

16h30 às 19h30 – Shows (Apresentação APAE, Performance Leões da Neve, Ogyen e Banda, Dança Tradicional Kamdro, Dança tradicional Tibetana Ralpa, Dança Tradicional Indiana, Performance Iaque.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Domingo, 19 de março

10h – Workshop Bem Estar com Mediação de Ângela Schmitt, diretora do Jornal Bem Estar de Gramado

11h30 – Cozinha Show Tailandesa com Magda do Galangal

12h30 – Cozinha Show comida amazônica com Chef Arturo Báez

14h – Dança Tradicional Tibetana Ralpa

14h30 – Performance Leões da Neve

15h – Ritual Mandala de Flores

16h – Show Ogyen e Orquestra de Encerramento