Canela,

20 de abril de 2024

Anuncie

Exposição do Clube de Gravura do Campus 8 da UCS chega à Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás

Compartilhe:

Clara Koppe.

Noite de abertura, no dia 10 de março, terá visita guiada pelas obras expostas em “As cinco peles: diálogos com a gravura contemporânea”

A partir de sexta-feira, dia 10 de março, na Galeria de Artes Visuais do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, será exibida a exposição “As cinco peles: diálogos com a gravura contemporânea”, do Clube de Gravura do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul. A visitação presencial se estende até dia 9 de abril: nas segundas-feiras, das 9h às 16h; de terças a sextas-feiras, das 9h às 22h; e aos finais de semana, das 16h às 22h.  Para quem desejar, também é possível visitar de forma on-line, por meio do UAV Digital.

“Encontro com a Gravura”, uma visita guiada de abertura da exposição, também será realizada no dia 10 de março, às 20h. É necessário confirmar presença – as inscrições são gratuitas e recebidas a partir deste link.

Organizada pelo artista visual, arte-educador e produtor cultural Nilton Dondé, pelo artista responsável técnico e impressor litográfico no Atelier de Artes do Campus 8 (ATART), Gelson Soares, e pela professora, artista visual, poeta e coordenadora do Programa Linguagens da Arte (PLA) e do Clube de Gravura, Mara Galvani, a exposição apresenta as produções de sete artistas, participantes do Clube de Gravura. São eles: Clara Koppe, Cláudio da Costa, Dionéia Balbinot, Gelson Soares, Mara Galvani, Nilton Dondé e Odilza Michelon, profissionais que estudam e produzem gravuras em diferentes técnicas e processos conduzidos por um pensamento gráfico coletivo.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Na perspectiva dos organizadores, o grupo dedica-se ao fazer artístico e aposta na arte como terreno de experimentações ao pensar a gravura de modo expandido, questionando e subvertendo o meio tradicional de gravar e reproduzir imagens.

Além das trocas durante os encontros e das referências trazidas pelos participantes, os organizadores contextualizam que a exposição passou a tomar forma a partir da contribuição de Gelson Soares, que apresentou para o grupo o manifesto das cinco peles, desenvolvido em 1972 pelo artista e arquiteto austríaco Friedensreich Hundertwasser (1928-2000). Segundo sua proposta, o homem tem cinco peles: a epiderme, o vestuário, a casa, a identidade social e o meio global e ecológico.

A partir das discussões acerca do manifesto de Hundertwasser, o grupo começou a se movimentar em torno das “cinco peles”, conceito-chave e disparador de novas pesquisas e processos. Os organizadores também contam que os artistas entendem que o processo de atelier é enriquecedor e necessário, e que os reflexos dessa convivência podem ser apresentados ao público de maneira a convidá-los a criar novos diálogos com a gravura contemporânea.

O Clube de Gravura

Criado em 2011, vinculado ao Programa Linguagens da Arte (PLA) dos cursos de Artes Visuais da UCS, o Clube de Gravura se propõe a produzir e discutir a gravura no cenário da Arte Contemporânea. Assim, a instituição oportuniza um espaço gratuito para que estudantes e egressos da Universidade, artistas e pessoas da comunidade possam trabalhar, oferecendo a infraestrutura necessária para as atividades de gravação e impressão.

Desde a criação, o Clube mantém-se em atividade permanente às quintas-feiras à tarde, no Atelier de Artes (ATART), no Campus 8, sob a coordenação da artista e professora Mara Galvani e orientação do artista, responsável técnico e impressor do ATART Gelson Soares.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Serviço

O quê: Exposição “As cinco peles: diálogos com a gravura contemporânea”, do Clube de Gravura do Campus 8, da Universidade de Caxias do Sul
Quando: De 10 de março a 9 de abril, com visitação presencial nas segundas-feiras, das 9h às 16h; de terças a sextas-feiras, das 9h às 22h; e aos finais de semana, das 16h às 22h
Onde: Na Galeria de Artes Visuais do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, na rua Luiz Antunes, 312 – Panazzolo.