Canela,

21 de abril de 2024

Anuncie

UCS passa a sediar acervo literário da Academia Caxiense de Letras

Compartilhe:

Foto: Ana Karoline Juvenal.

Espaço cedido à entidade pela Universidade na Biblioteca Central, no Campus-Sede, abrigará acervo composto por mais de 1,6 mil livros. Inauguração ocorre na sexta-feira, 10 de março   

A Academia Caxiense de Letras – ACL terá sua biblioteca sediada na Universidade de Caxias do Sul. O espaço, intitulado Mario Quintana, será inaugurado no dia 10 de março, às 19h, em evento para convidados.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Localizado dentro da Biblioteca Central, no Campus-Sede, o ambiente abrigará um acervo literário de 1.640 livros e 167 periódicos, composto de obras dos acadêmicos e publicações de escritores caxienses e regionais, doadas à entidade.

Entre os volumes, destacam-se: dos membros fundadores da ACL, João Spadari Adami, História de Caxias do Sul (1966); e Cyro de Lavra Pinto, Átomos Poéticos (1950). O livro Jubileu de Ouro Academia Caxiense de Letras – RS (2012), escrito pela ex-presidente Marilene Caon Pieruccini, que registra a história da própria Academia, fundada em 1962. E obras como: Perfis de musas, poetas e prosadores brasileiros: antologia de escritores brasileiros e estrangeiros (1956/58 – 5 volumes), de Alzira Freitas Tacques; e O milagre da montanha: obra comemorativa do cinquentenário da Metalúrgica Abramo Eberle Ltda de Caxias do Sul, brilhantemente festejada de 11 a 18 de maio de 1946 (1946), de Álvaro Franco e Maria Ramos de Franco.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

A entidade cultural caxiense, filantrópica e de cunho literário, já realiza suas reuniões mensais na UCS, e agora amplia a parceria e as trocas com a Universidade. O objetivo é que, para além dos integrantes da ACL e da comunidade acadêmica, o espaço futuramente seja de acesso aberto a toda a comunidade.