Canela,

16 de junho de 2024

Anuncie

Inscrições para o 51º Festival de Cinema de Gramado abrem nesta quarta-feira

Compartilhe:

Foto: Edison Vara / Agência Pressphoto.

Longas-metragens brasileiros, documentais e curtas-metragens brasileiros podem se inscrever até 16 de abril

Realizadores do Brasil poderão inscrever seus filmes para as Mostras Competitivas do 51° Festival de Cinema de Gramado a partir desta quarta-feira, 15. O evento, que ocorre entre os dias 11 e 19 de agosto, abre inscrições para longa-metragem brasileiro (LMB), longa-metragem documental (LMD) e curta-metragem brasileiro (CMB). As fichas de inscrição estão disponíveis no site www.inscricoescinema.com.br. O prazo encerra às 23 horas e 59 minutos do dia 16 de abril. Todas as regras e critérios para participar da seleção constam no regulamento, que está disponível no site do Festival (www.festivaldegramado.net).

Caio Blat integra equipe curatorial

Este ano, a curadoria ganha um novo integrante: o ator e diretor Caio Blat. Ele se junta ao jornalista, crítico de cinema e professor Marcos Santuario e à atriz e cantora argentina Soledad Villamil.

A trajetória de Blat se confunde com a história recente de Gramado. Vencedor do Kikito de Melhor Ator por duas oportunidades, o ator é figura recorrente na Serra Gaúcha, estrelando produções como “Bróder”, “Uma Longa Viagem” e “Barata Ribeiro, 716”.

Com mais de 80 trabalhos, entre cinema, televisão e teatro, Caio possui vitórias em importantes festivais de cinema e premiações, como Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Festival Internacional de Cinema de Cartagena e Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa. No ano passado, estreou como diretor com o longa “O Debate”, protagonizado por Debora Bloch e Paulo Betti, e roteirizado por Guel Arraes e Jorge Furtado.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Nova década foca na ampliação de conexões internacionais

Inovação está na história do Festival de Cinema de Gramado. Nos últimos 50 anos, o mais longínquo festival de cinema do país apresentou diversas mudanças em sua realização. Após abrir as portas para o cinema feito na América Ibérica, para a televisão, streaming e para novas plataformas de redes sociais, o evento busca abranger diferentes possibilidades audiovisuais em caráter mundial.  

Inaugurando uma nova década em sua história, Gramado reposiciona seu conteúdo estrangeiro com a criação de um Panorama Internacional. A mostra, que será exibida no Palácio dos Festivais de maneira hors concours, busca ampliar as possibilidades de formatos exibidos no evento. A curadoria, composta por Marcos Santuario, Soledad Villamil e Caio Blat, terá autonomia para buscar produções e iniciar suas trajetórias brasileiras em Gramado. 

Para Soledad, a iniciativa eleva Gramado aos festivais mais modernos do mundo. “Gramado é uma importante vitrine para o cinema feito na América Latina. Atualmente, as produções precisam dessa visibilidade para tentarem entrar nos circuitos comerciais. Estamos instaurando a possibilidade de convidar filmes, séries e ainda outros formatos de todos os cantos e que tenham feito carreiras brilhantes pelo mundo para iniciarem, por Gramado, sua trajetória no Brasil”.  

“Estamos buscando novas maneiras de trazer a Gramado o melhor do audiovisual. Novos formatos, novas janelas de exibição, novos encontros. Agora, sentimos que o evento está maduro para dar esse passo. Estamos abrindo nossas portas para o mundo. Teremos uma programação robusta, com nossas mostras brasileiras, gaúchas e documentais e uma ampliação da exibição de filmes hors concours. É a oportunidade de abrirmos nosso horizonte para o cinema feito nos quatro cantos do globo”, afirma Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, e secretária de turismo do município. 

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

51° Festival de cinema de Gramado – De 11 a 19 de Agosto de 2023

Inscrições para as Mostras Competitivas de LMB, LMD e CMB: