Canela,

18 de maio de 2024

Anuncie

Fê Brandão

EU VEJO VOCÊ

Fernanda Rosa Brandão

EU VEJO VOCÊ – Escuta ativa é estilo de vida

Compartilhe:

Em muitos momentos achamos que quanto mais falar, mais expor aquilo que sabemos, estamos demonstrando nossas habilidades e compartilhando o que aprendemos é o mais correto. E tudo depende do contexto em que estamos no momento, por exemplo, vou absorver mais conhecimento no momento em que sentar nas mesas de conversas e ser a pessoa que menos sabe.

Assim tenho a chance de praticar a escuta ativa e estar no momento presente me abastecendo de coisas novas e absorvendo aquilo que faz sentido. Na escuta ativa tenho a chance de aprender e também trocar informações e assim a pessoa a qual escuto se sente vista e validada.

A escuta ativa é uma das habilidades de uma professora sistêmica, pois está sempre aberta a novas possibilidades sem julgamentos e expectativas. A escuta ativa se interessa e interage com o momento presente, fazendo com que o aluno ou qualquer pessoa que esteja a sua volta se sinta visto.

O contato visual, o olho no olho gera uma conexão com este aluno, ele se sente seguro e acolhido de forma que muitas vezes suas travas e dificuldades vão diminuir ao passar dos dias. Afinal aprendemos com quem gostamos e nos sentimos seguros.

Quem não gosta de ser ouvido, de ter atenção das pessoas e ainda poder dividir algo de importante?

No momento em que descobrimos o quanto o autoconhecimento pode nos auxiliar na vida em todos os aspectos, queremos espalhar isso a todos. Porém não são todas as pessoas que estão prontas para este passo.

• Siga Fernanda Brandão no Instagram

E a escuta ativa também é um passo a mais na nossa caminhada, de forma que é preciso praticar diariamente e permanecer neste lugar de ouvir mais e falar menos. É um treino como outro qualquer, onde para adquirir ou substituir um hábito é preciso vinte e seis dias praticando sem parar.

Professora comece a praticar no seu sistema familiar e vai expandindo para a sala de aula e ambiente escolar, com seus alunos e colegas de trabalho. E aos poucos você vai perceber como é gostoso ouvir, escutar com presença, fazendo conexão visual e amorosa.

Praticando a escuta ativa, vai observar como as pessoas são diferentes, em suas particularidades e como cada detalhe no seu dia a dia fica mais leve e prazeroso. Como cada ser que está em construção, as nossas crianças são sensíveis e buscam sempre a nossa validação para algo.

Portanto vamos fazer a nossa parte de ouvinte e olhar com amor cada ser humano que passa pelos nossos ouvidos.

Aqui como terapeuta e mentora pratico a escuta ativa diariamente para saber no que minhas clientes tem dificuldades e como podemos juntas chegar a uma solução mais rápida e certeira, pois quem busca uma terapia quer ser ouvida e cuidada de forma única e especial.

O olhar de um profissional, que vê o desafio de fora da situação faz toda a diferença na busca de um caminho de solução. Me siga nas redes sociais e não esqueça: EU VEJO VOCÊ!