Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Câmara realizou Audiência Pública sobre permuta envolvendo o Parque do Palácio

Compartilhe:

Na noite desta quarta-feira, 15, a Câmara de Vereadores de Canela recebeu um grande público, com mais de 100 pessoas no plenário, para debater sobre o Projeto de Lei 06/2023. Durante a Audiência Pública, promovida pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ), formada pelos vereadores Jerônimo Terra Rolim, Carmen Lúcia de Moraes e Joãozinho Silveira, foram ouvidas entidades do município, a comunidade em geral, representantes do Poder Executivo, e claro, os vereadores.  

Além dos vereadores da CCJ, estiveram presentes o Presidente da Casa Legislativa, Jefferson de Oliveira, a vereadora Emilia Fulcher, e os vereadores Felipe Caputo, José Vellinho Pinto, Roberto Grulke, juntamente com o Secretário de Governo, Gilmar Ferreira, na oportunidade representando o prefeito municipal.  

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Em tese, a ideia principal do projeto é realizar uma permuta envolvendo o Centro de Feiras da cidade por área construída em favor do município, onde a proposta do Poder Executivo é ceder o imóvel público por edificação de um moderno Centro de Convenções e Congressos junto ao Parque do Palácio. 

Se manifestaram durante a audiência instituições como o Gramado e Canela Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias, que lembrou que somente em 2022 os congressos atraíram cerca de 185 mil pessoas para a região, representando a injeção de aproximadamente R$ 461 milhões na economia local, mas que reiteraram a necessidade da construção de um Centro de Convenções, mas o local deve ser decidido entre poder público e comunidade. 

Já instituição como os Amigos do Parque do Palácio, CONDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Representante da Feira Ecológica e Cultural que atua no Centro de Feiras, Conselho de Cultura, entre outras entidades e comunidade em geral, se manifestaram contrários a construção do Centro de Convenções no Parque do Palácio, visando principalmente a questão do meio ambiente, da preservação daquele bioma, que é único na região.  

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Para o Presidente da CCJ, Jerônimo Terra Rolim, a população mostrou na audiência sua vontade junto ao Parque do Palácio: “A audiência pública atendeu os requisitos de participação da comunidade, abordagem e discussão do projeto. É possível notar pela audiência de ontem e pelos movimentos na internet, que a maioria da população é contra a permuta do Centro de Feiras para construir um centro de eventos dentro do Parque do Palácio e mais a Secretaria de meio-ambiente e mais a secretaria de turismo. Entendo que a administração deveria repensar esse projeto de lei e o centro de convenções deveria ter um melhor estudo sobre sua necessidade e se for construído, deveria ser em outro local”, lembrou o vereador.