Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

Design e Futures Thinking: UCS oferta novos cursos Lego® Serious Play® em maio

Compartilhe:

Foto: Divulgação/UCS.

Design Thinking foca no entendimento das necessidades de usuários para serviços, processos e produtos, enquanto Futures Thinking volta-se à análise do ambiente externo para geração de cenários a fim de planejamento e tomada de decisão

Pioneira no Sul do Brasil na oferta do Programa de Certificação Internacional para Facilitadores na Metodologia e Ferramentas Lego® Serious Play®, a Universidade de Caxias do Sul amplia as possibilidades de incursão no método que potencializa a empatia e a comunicação de indivíduos e equipes, e possibilita o desenvolvimento de novas habilidades de solução de problemas e do uso da imaginação, com dois novos cursos, programados para o mês de maio.

Em sua primeira edição, o curso de Extensão “Design Thinking Avançado com Lego® Serious Play®” ocorre nos dias 4 e 5 de maio, das 8h às 18h, no bloco M, Espaço Corporativo UCS Florense, Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul. Com abordagem de alta aplicabilidade, pode ser utilizado para potencializar a implementação de Design Thinking via inovação aberta e cocriação. O principal objetivo é compreender o que pensam e sentem os usuários, visando à identificação de necessidades implícitas para o desenvolvimento de novos serviços, processos e produtos com maior assertividade.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Por meio da Área do Conhecimento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Administração, a UCS também oferta a primeira edição do curso extensivo “Futures Thinking Avançado com Lego® Serious Play®” nos dias 6 e 7 de maio. A formação ocorre das 8h às 18h, também no bloco M. A qualificação busca apresentar e promover a prática das técnicas avançadas da metodologia que podem ser utilizadas para potencializar a implementação de Futures Thinking e Foresight – as prospectivas de futuros possíveis, ampliando a leitura de possibilidades para planejamento, modelagem de cenários e tomada de decisão.

Ambas formações são voltadas para inovadores, educadores, especialistas em aprendizado e desenvolvimento, gestores de RH, inovação, P&D, planejamento, líderes de equipes, consultores e profissionais interessados. Enquanto o Design Thinking enfoca o entendimento das necessidades de usuários para serviços, processos e produtos, o Futures Thinking tem foco na análise do ambiente externo para geração de cenários com fins de planejamento e tomada de decisão.

O ministrante internacional, Lucio Margulis, é educador, mestre em jogos corporativos, o primeiro trainer de facilitadores no método Lego® Serious Play® no mundo latino e hispânico e pioneiro em ditar a Certificação de Facilitadores em espanhol, português e italiano.

A metodologia Lego® Serious Play®, construída com sete técnicas e em etapas, foi criada em 2001 pelos professores Bart Victor e Johan Ross, da IMD Business School, e por Robert Rasmussen, diretor de desenvolvimento de produtos para o mercado educacional na LEGO em Lausanne, na Suíça. Margulis explica que uma das etapas se refere à escuta atenta de diversos pontos de vista, com a intenção de conectar as coisas e as pessoas e, assim, construir. Outro passo relevante neste processo é a conversão de conceitos complexos em metáforas para explicar o sistema e, dessa forma, elaborar uma solução. Entre as fases estabelecidas, também se destaca a importância de ensinar as pessoas a contar histórias, para facilitar a comunicação e ajudar a enraizar o conhecimento adquirido.

As inscrições para o curso “Design Thinking Avançado com LSP” podem ser feitas até dia 2 de maio, e para “Futures Thinking Avançado com LSP” até dia 1º de maio, a partir deste link no site ucs.br.

A UCS e o Lego® Serious Play®

Atenta às novas maneiras de solucionar desafios e visando à excelência de ensino, em 2022, a UCS tornou-se pioneira no Sul do Brasil na oferta do Programa de Certificação para Facilitadores na Metodologia e Ferramentas Lego® Serious Play®. A partir de uma experiência que envolveu internacionalização, educação executiva, pesquisa, cultura e gastronomia, por meio do serviço da Escola de Gastronomia da UCS, os participantes passaram a fazer parte da comunidade nacional e internacional de facilitadores Lego® Serious Play®.

Em 2023, a ideia é fortalecer a qualificação na região e a criação de uma cultura para a criatividade e a inovação, com novas turmas voltadas ao estudo da Metodologia LSP ao longo do ano. No calendário já está planejada a nova edição do Programa de Certificação Internacional para Facilitadores na Metodologia e Ferramentas LSP e mais um Programa Avançado, ambas com oferta em setembro.

Ainda, novos programas com a adoção do Lego® Serious Play®, orientados para priorização de desafios, resolução inovadora de problemas e identificação de oportunidades e roadmaps de inovação são projetados para aplicação direta em empresas e startups via Agência de Inovação e Parque Tecnológico da UCS. A proposta é contribuir, a partir das metodologias inovadoras, para o fortalecimento do ecossistema de inovação da região da Serra Gaúcha.

Confira como foi a primeira edição do Programa de Certificação para Facilitadores na Metodologia e Ferramentas Lego® Serious Play®.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Sobre Lego® Serious Play®

O Lego® Serious Play® surgiu como um processo experimental desenvolvido para uso em workshops guiados com adultos a fim de promover o diálogo e estimular reflexões, bem como para desenvolver habilidades de solução de problemas e de uso da imaginação, agilizando a comunicação. As peças de LEGO utilizadas foram projetadas para aprimorar diferentes habilidades, como reflexão e diálogo, o que melhora a experiência do workshop, bem como amplia a capacidade de expressão de ideias complexas e a prototipagem. Essa abordagem inovadora de interação resulta em ativo valioso para os negócios, bem como para a educação, e ajuda os participantes a ficarem mais à vontade por meio das formas acessíveis de brincar, melhorando comunicação, ideação e resolução de problemas.