Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Aniversário de 25 anos do Hospital Geral motiva homenagem na Assembleia Legislativa Estadual

Compartilhe:

Foto: Bruno Zulian.

Celebração teve espaço no Grande Expediente da sessão plenária, e destacou importância da instituição de saúde caxiense que alcança 49 municípios da região com atendimento universal e gratuito, referência para mais de 1,2 milhão de habitantes

Pelos 25 anos de história, comemorados no dia 19 de março, o Hospital Geral de Caxias do Sul foi homenageado no Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul na quarta-feira, dia 29.

A proposição partiu do deputado estadual Neri, o Carteiro, que na tribuna denominou justa a homenagem ao HG, pela trajetória dedicada à saúde das pessoas, e destacou a importância do momento para valorizar o trabalho realizado. “Deixo aqui meus parabéns a todos os governos, independente de partidos, a todas as diretorias da Fundação Universidade de Caxias do Sul, e a todos os gestores, funcionários e colaboradores do Hospital, pelo trabalho exercido ao longo desse tempo. Não é exagero dizer que a saúde da Serra Gaúcha hoje depende da qualidade das instalações, dos serviços e do comprometimento exemplar de todos que dedicam suas vidas e seu trabalho ao HG”, afirmou, atentando para a humanização no atendimento àquilo que é mais precioso: a vida. “Portanto, é nosso dever reconhecer, agradecer e zelar por esse patrimônio da saúde do nosso estado, que é o Hospital Geral de Caxias do Sul”, pontuou, conclamando a um trabalho conjunto pela manutenção do HG.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

No contexto, mencionou o projeto de ampliação do complexo hospitalar que deve se tornar realidade neste ano, a partir da mobilização impulsionada pela campanha Todos pelo Geral para Todos, que envolveu comunidade, iniciativa privada e poder público. O empreendimento, hoje 95% concluído, vai aumentar em 60% a capacidade assistencial, com a instalação de 118 novos leitos, sendo criadas 87 vagas de internação e 31 de UTIs. Dessa forma, a instituição passará a contar com um total de 355 leitos, divididos em 275 unidades de internação e 80 vagas para UTIs adulto, pediátrica e neonatal. Após a entrega, o início das atividades ampliadas dependerá de fatores como a viabilização das alternativas de custeio para as operações.

A sessão contou com apartes dos deputados estaduais Elton Weber, Pepe Vargas, Eliana Bayer, Airton Artus, Guilherme Pasin, Rodrigo Lorenzoni, Delegada Nadine e Carlos Búrigo. Em comum nas falas, a manifestação do desejo por uma vida longa à instituição de saúde, a reverência por sua relevância, o orgulho pelo atendimento digno e de excelência, cem por cento SUS, e uma atuação referência – em saúde e como hospital de ensino.

Confira a sessão plenária na íntegra.

Compuseram a mesa na solenidade o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, representando o governo do Estado; o defensor público geral do Estado, Antônio Flavio de Oliveira; a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann; o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), José Quadros dos Santos; o diretor geral do HG, Sandro Junqueira; a secretária municipal da Saúde de Caxias do Sul, Daniela Meneguzzi, representando a Prefeitura; o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski; e o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremers), Carlos Sparta.

A comitiva da Fundação Universidade de Caxias do Sul, mantenedora do HG, contou, ainda, com a participação do CEO da FUCS, Germano Schwartz, do diretor Adminstrativo Financeiro João Pereira Lima Filho, do diretor técnico do HG, Alexandre Avino, gerentes e coordenadores do Hospital, além de um funcionário de cada setor, entre outros integrantes das mantidas da Fundação, como o vice-reitor da UCS, Asdrubal Falavigna.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Excelência em Saúde

O aniversário do HG será marcado por uma programação especial que prevê ações de envolvimento com a comunidade, como mostra fotográfica e eventos esportivos. Instituição de saúde que alcança 49 municípios da região, com atendimento universal e gratuito, o Hospital Geral de Caxias do Sul é referência para mais de 1,2 milhão de habitantes.

Os primeiros serviços do único hospital da região com atendimento exclusivo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram início em 1998, por meio de convênio firmado entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Fundação Universidade de Caxias do Sul que, desde então, responde pela gestão do HG, mantido com o aporte de recursos públicos.

Hospital de ensino certificado desde 2005, é reconhecido pelos ministérios da Educação e da Saúde. Desde 2017, é um dos sete hospitais do Estado com a Acreditação Nível III (de Excelência em Gestão), indicador máximo na avaliação da qualidade em serviços de saúde conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), responsável pela certificação dos processos administrativos e da segurança no atendimento de pacientes. Além disso, o HG conta com o título de Hospital Amigo da Criança, desde 2003, e se distingue pelo serviço humanizado de assistência em saúde.

É referência em alta complexidade em procedimentos cirúrgicos, como cardiológicos, no atendimento a vítimas de violência sexual (PRAVIVIS), atendimento infantojuvenil (CRAI), captação e transplante de córneas, oncologia com radioterapia, serviço de cirurgia bariátrica, ressonância magnética, gestantes de alto risco, infectologia e UTI’s. Saiba mais.