Canela,

3 de julho de 2024

Anuncie

Fê Brandão

EU VEJO VOCÊ

Fernanda Rosa Brandão

EU VEJO VOCÊ – Não tem como separar seus aprendizados da vida pessoal e da vida profissional

Compartilhe:

O que acontece com muita frequência, e não se dá devida atenção, são as crianças que tem dificuldades na aprendizagem, que não conseguem se concentrar. Primeiro passo em relação a esta criança, é a professora olhar com amor para os pais, os seus e se tudo estiver em ordem, o segundo passo é acolher no coração os pais do aluno.

Independente de conhecer ou não, dizer SIM, ver e ter os pais no coração, sabendo que cada um tem os pais perfeitos para si, como também a professora perfeita para si.

Sem julgamentos e culpas, porque nunca sabemos o que está por trás das dinâmicas de cada família, inclusive da nossa. Entender que cada um faz o que pode diante daquilo que aprendeu e recebeu também.

Antes de julgar e fazer cobranças aos nossos pais, que nos deram a VIDA, é preciso lembrar, que eles também já foram crianças e com certeza também os faltou algo.

No momento que incluímos os pais de cada aluno em nosso coração, é como se permitisse que eles entrem no ambiente escolar. A criança ama muito seus pais e também a escola, e se tiver que escolher, ela fica com os pais, assim se afastando e deixando de lado o interesse por aprender.

Outro motivo para a dificuldade de aprendizagem, como falei a criança ama demais seus pais, ela é capaz de tudo por eles, ela adoece, ela fica triste, ela quer salvar seus pais dos seus desafios. O mais importante é estar atenta aos pais, por isso muitas vezes, chora que não quer ficar na escola, briga com colegas, quer colocar pra fora a raiva que sente pelo que se passa com os pais. As dinâmicas são muitas e a professora sistêmica vai saber contornar a diversidade de situações que podem acontecer na sua sala de aula.

• Siga Fernanda Brandão no Instagram

Como ela vai saber? Ela vai sentir. E se realmente praticar a escuta ativa, conversar com seus alunos olhando no olho e sempre chegando ao seu coração, ela ganha pontos positivos e torna a convivência mais participativa.

A professora sistêmica só tem a ganhar quando se treina para lidar com tudo que pode viver, tanto no ambiente escolar, como no seu dia a dia. Não tem como separar seus aprendizados da vida pessoal e da vida profissional.

Fim de semana participei de mais uma Imersão de autoconhecimento, uma Formação Internacional, onde é necessário e muito desafiador virar a lanterna pra dentro. Só que no momento que ilumino as feridas, muita coisa que não era vista, vem para revirar, e assim é a vida. Ela vai acontecer no desconforto e é no desconforto que vamos aprender a lidar com coisas que achava que não era capaz.

Porque falei sobre isso? Porque quando você buscar ser uma pessoa melhor, quando buscar conhecimento para aprender a lidar com seus alunos, a vida vai te trazer os mais desafiadores para você experimentar. E as crianças mais desafiadoras são as que mais precisam de amor, acolhimento, escuta ativa e olho no olho. Ela passa a confiar em você e sabe que ali está livre para aprender de forma leve e amorosa. E não esqueça: EU VEJO VOCÊ!