Canela,

20 de maio de 2024

Anuncie

Cidica assina manifesto de Rede de Laboratórios Públicos do RS

Compartilhe:

O secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico Luciano Melo participou na sexta-feira (31/3) da assinatura de um manifesto elaborado pela Rede de Laboratórios Públicos do Rio Grande do Sul (RedeRS.Labs). O ato aconteceu no último dia do South Summit Brazil, em Porto Alegre.

Melo representou o Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela – CIDICA que faz parte de uma rede formada por laboratórios de inovação ligados a órgãos do governo estadual, Poder Judiciário, Ministério Público e prefeituras do Estado. O documento assinado sexta-feira busca sensibilizar sobre a importância da criação de um ecossistema de inovação no setor público e tornar o Estado uma referência na prestação de serviços e geração de impactos sociais.

A busca de soluções inovadoras, o compartilhamento de boas práticas, a cultura para a inovação e a participação social são alguns dos eixos de atuação da RedeRS.Labs, que foi criada a partir de conexões durante a edição do South Summit Brasil de 2022. O lançamento do manifesto, no RS Innovation Stage, contou com a participação do governador Eduardo Leite e do vice-governador Gabriel Souza.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Além do secretário Luciano, representantes do Tribunal de Contas do Estado, Procergs, Brigada Militar, Procempa, Tribunal de Justiça Militar, Banrisul, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público do RS, Justiça Federal da 4ª Região, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Justiça do RS, Tribunal Regional Federal, Badesul e das prefeituras de Porto Alegre e Caxias do Sul também assinaram o documento.

Saiba mais:

O secretário Luciano explica que através de mais essa parceria o Cidica faz parte de um coletivo de laboratórios e ambientes de inovação do setor público gaúcho que atuarão conjuntamente para construir patamares mais elevados de desenvolvimento social e sustentabilidade, principalmente com base nos seguintes eixos:

Soluções Inovadoras: promover o levantamento de necessidades e problemas comuns enfrentados pelo serviço público e atuar na experimentação e desenvolvimento colaborativo de soluções para o aperfeiçoamento dos serviços prestados e aumento da efetividade das políticas públicas.

Ambientes de Inovação: estimular o desenvolvimento de áreas e ambientes de inovação no âmbito do setor público e compartilhar conhecimentos e experiências para apoiar sua estruturação.

Compartilhamento de Soluções Inovadoras e Boas Práticas: atuar como facilitar no processo de compartilhamento de soluções inovadoras e boas práticas, contribuindo para a elevação da qualidade e integração dos serviços prestados pelo ecossistema público.

Ecossistema de Inovação: difundir ações para a abertura das instituições públicas para o ecossistema de inovação, com a instituição de programas de inovação aberta, parcerias com Universidades, Centros Tecnológicos e outras redes públicas, contratação de hackathons, assim como apoiar o empreendedorismo inovador e o ecossistema de inovação tecnológica direcionado ao setor público.

Aceleração da Transformação Digital: promover ações para acelerar a transformação digital nos órgãos e instituições públicas e ampliar a oferta de serviços digitais à sociedade.

Cultura para a Inovação: disseminar a cultura da inovação no serviço público, promover a formação e desenvolvimento de competências para a inovação em servidores e agentes públicos.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Participação Social: sensibilizar a sociedade sobre o valor gerado por meio da inovação e engajá-la na construção de soluções.

Regulamentação: contribuir para o aperfeiçoamento da legislação vigente e desenvolvimento de regulamentações relacionadas à inovação nas instituições públicas e ambientes de inovação do estado.

Contratações: realizar estudos e desenvolver metodologias para a viabilização da contratação e desenvolvimento de soluções inovadoras pelas instituições públicas, considerando a legislação e regulações vigentes, primando pela sustentabilidade.

Compartilhamento de dados: promover o compartilhamento de dados entre os órgãos e instituições públicas e incentivar a formulação de estratégias e soluções conjuntas com base em dados.

Pesquisas e Publicações: promover pesquisas e publicações com a finalidade de desenvolver e disseminar conhecimentos e metodologias relacionadas à inovação no setor público.