Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Homem é preso por trabalho análogo a escravidão em ação conjunta em Nova Petrópolis

Compartilhe:

Ação foi realizada pela Brigada Militar, Policia Federal e Ministério Público do Trabalho

No começo da noite de sábado (01), uma ação conjunta entre Brigada Militar, através do 1°BPAT, com sede em Gramado, Policia Federal de Caxias do Sul e Ministério Público do Trabalho de Caxias do Sul, apurou um caso descoberto ainda pela parte da manhã, que resultou na prisão de um homem, suspeito de ser o responsável por trabalho análogo a escravidão, de quatro pessoas, uma delas um menor de idade, em Nova Petrópolis.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

O CASO

Na manhã de sábado, dois homens, de 24 e 45 anos, de nacionalidade argentina, procuraram a Brigada Militar de Bom Princípio, relatando que estavam residindo no município de Nova Petrópolis/RS, após serem contratados no mês de agosto de 2022 para exercer a função de lenhador. Segundo eles, desde de quando foram contratados, não receberam nenhum salário e eram obrigados a residir em barracos improvisados. Na sexta-feira (31), trabalharam normalmente e durante a noite o homem que os contratou os convidou para jantar em um restaurante, local desconhecido. Após a janta, entram em um veículo e começaram a rodar até o homem parar o automóvel em frente a um hotel, onde os abandonou.

Sem dinheiro, foram a procura de ajuda, assim, comparecendo à sede da Brigada Militar, onde relataram a existência de mais dois indivíduos na mesma situação, pai e filho (o menor de 14 anos), que permanecem no local do barracão. Relatam ainda, que foram ameaçados de morte caso a polícia fosse informada da situação.

Durante a tarde, Brigada Militar e Polícia Federal foram até a localidade de Linha Imperial, em Nova Petrópolis, juntamente com o Ministério Público do Trabalho, onde encontraram as outras duas vítimas, e constataram a precariedade do local onde permaneciam.

Após descobrir onde estaria o suspeito responsável pela contratação das vítimas, os Policiais deslocaram até a localidade de Pinhal Alto, mas não encontraram ninguém em casa.

Por volta das 19h, foi visualizado um veículo Ford Escort, placas de Nova Petrópolis, se aproximando do local, porém, ao ver as viaturas, tentou fugir. O carro foi abordado, sendo que nele estavam três homens.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

O homem de 30 anos – o mesmo que tentou abandonar os dois trabalhadores em Bom Princípio -, possui antecedentes por lesão corporal, ameaça, estupro, desobediência e crimes contra a flora, era contratado pelo dono da terra, para a contratação dos argentinos para trabalhar no local. No carro ainda estavam outros dois homens, em princípio, sem envolvimento nos crimes.

O autor foi preso e conduzido a delegacia da Polícia Federal em Caxias do Sul.