Canela,

3 de maio de 2024

Anuncie

Alerta de golpe: criminosos se utilizam de fotos de advogados, pedindo valores para liberação de pagamentos na Justiça

Compartilhe:

Escritórios de Advocacia são alvos de golpistas que pedem pagamentos, via whatsapp, para clientes na ilusão da liberação de valores vinculados a processos.

Quem nunca ouviu falar ou foi vítima de crimes com o objetivo de conseguir dinheiro fácil? São vários os modus operandi que se utilizam para enganar, principalmente os idosos ou os mal informados. Se passar por uma pessoa usando perfil falso nas redes sociais ou até mesmo invadir um perfil para chantagear o dono da rede pedindo dinheiro; receber uma ligação informando que um parente/conhecido foi sequestrado e pedir transferências em pix; ser abordado na rua pedindo ajuda para se dirigir a um banco próximo e no estabelecimento ser surpreendido fazendo sacar quantias em dinheiro no caixa eletrônico. Enfim, os casos são infinitos.

A Advocacia de Canela e Gramado está sendo vítima de golpe nos últimos dias. Criminosos se utilizam de fotos de advogados, provavelmente adquiridas em perfis de redes sociais, e entram em contato com clientes por meio de aplicativos de mensagem, como whatsapp, pedindo um pagamento para liberação de valores vinculados a processos no Tribunal de Justiça.

O vice-presidente da OAB Canela Gramado, Henrique Haller, que já teve o escritório vítima desse tipo de ação, faz um alerta. “Não façam pagamentos quando a solicitação vier por aplicativo de mensagem. Observe o número de telefone, se é o usado habitualmente pelo advogado. Na dúvida, compareça ou entre em contato com o escritório, por meio de números oficiais, para se certificar”. E completa: “não há como existir esse tipo de pagamento para liberação de valores de forma imediata nos processos do Tribunal de Justiça”.

O que fazer em caso de golpe?
Denunciar para o próprio whatsapp! No Android, clique nos três pontinhos dentro da conversa e, em seguida, em“Denunciar”. No iPhone (iOS), abra a conversa desejada e toque no nome do contato. Vá até o final da página e, depois, em “Denunciar”. Confirme a ação ao tocar em “Denunciar” novamente.

Também é importante registrar um BO dirigindo-se a uma delegacia de polícia ou de forma on-line. É significativo guardar prints que comprovem o golpe para anexar à denúncia. Os boletins de ocorrência realizados pela internet possuem o mesmo valor do que os realizados nas unidades físicas e devem ser efetuados no site da Delegacia On-line do Estado. Neste caso: https://www.delegaciaonline.rs.gov.br/dol/#!/index/main