Canela,

21 de junho de 2024

Anuncie

Secretaria do Meio Ambiente incentiva a entrega voluntária de animais silvestres

Compartilhe:

Na última quinta-feira (06) foi realizada a entrega voluntária de um papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). Essa espécie de ave é protegida por lei e não pode ser mantida em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente. A entrega espontânea foi motivada pela publicação sobre a apreensão de aves silvestres realizadas na semana retrasada em operação conjunta da SMMA e PATRAM.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

A SMMA ressalta que a entrega voluntária de animais silvestres como, por exemplo, passarinhos e papagaios, não implica em abertura de processo administrativo, civil e criminal em desfavor do tutor. A entrega pode ser realizada diretamente no balcão da Secretaria do Meio Ambiente, sem a necessidade de informar dados pessoais.

Após a entrega, o animal passou por avaliação de suas condições físicas e comportamentais, sendo destinado a uma instituição especializada em recuperação e readaptação de animais silvestres indicada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura – SEMA/RS.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

A entrega voluntária é uma atitude responsável e de respeito pela vida que ajuda a preservar a biodiversidade e o equilíbrio do ecossistema, pois mesmo que o animal não tenha condições de voltar a natureza, ele será mantido com outros indivíduos da mesma espécie, onde terá a oportunidade de se reproduzir e gerar descendentes que poderão ser soltos e repovoar matas e florestas.

Se você possui um animal silvestre sem autorização e deseja devolvê-lo à natureza, procure o órgão ambiental mais próximo e informe-se sobre os procedimentos necessários.

Crédito: Ascom/PMG