Canela,

16 de julho de 2024

Anuncie

Fê Brandão

EU VEJO VOCÊ

Fernanda Rosa Brandão

EU VEJO VOCÊ – Professor: com os últimos acontecimentos nas escolas, o melhor é acreditar em algo maior

Compartilhe:

Se você já percebeu esta coluna se chama EU VEJO VOCÊ, e porque decidi colocar este nome?

Num dos primeiros exercícios sistêmicos que participei, a dinâmica era olhar no olho da colega e falar esta frase, e ouvir dela também. E no momento que falei, os olhos dela brilharam e ela deu um sorriso, e quando escutei me emocionei e percebi as diversas reações que esta pequena frase nos traz.

Estamos tão acostumadas com um dia a dia que passa de forma automática, que quando alguém te olha nos olhos e diz EU VEJO VOCÊ, a gente até desconfia. Porém o sentimento de coração quentinho e amoroso desfaz toda esta desconfiança.

Nas palestras e conversas que tenho com grupo de professores e alunos, umas das dinâmicas é entregar um coração para cada um, com esta frase. E a reação são as mais variadas, desde: “você está me cuidando”, “você me vê”, “eu faço parte” e até um choro e abraço.

Agora me fala, quem não gosta de ser visto e se sentir parte de um sistema? TODOS NÓS

Vou entrar na parte em que podemos e devemos “VER” todos os nossos alunos e alunas, de forma que se sintam mesmo vistos e acolhidos. De forma que confiem e nos procurem, quando achar que estão em dúvidas, com desafios e querendo dividir algo que aconteceu.

Não estou dizendo para “carregar” os problemas dos seus alunos, e sim do seu lugar de apenas a professora, quando estiver no ambiente escolar, esteja presente e disponível para observar tudo que se passa. Os comportamentos mostram algo que não está bem, algo que precisa de atenção, algo que precisa ser visto com amor e sem julgamento.

• Siga Fernanda Brandão no Instagram

Professora essa dinâmica do coração com a frase, pode ser feita de várias formas, você pode e deve usar a sua criatividade e adaptar conforme sua realidade e conteúdo proposto no currículo.

Outra dinâmica que pode ser feita: dois círculos um dentro do outro, um aluno de frente para o outro, e encostam as mãos, e olhando olho do olho falar, “EU VEJO VOCÊ”, “A SUA HISTÓRIA É IMPORTANTE”, “VOCÊ É IMPORTANTE AQUI”, e um dos círculos vai girando, para que todos consigam falar e ouvir dos colegas. As frases são intuitivas, se tiver alguma outra questão a ser vista, que se repete na sala, pode ser inserida uma frase a respeito.

Com os últimos acontecimentos nas escolas, a nossa energia fica abalada, porém o melhor a se fazer é ter fé, acreditar em algo maior e olhar com amor e acolhimento para os alunos que estão sobre nossa responsabilidade na escola. Sem julgamentos e procurar culpados, estamos todos na mesma teia e é preciso caminhar juntos, família, alunos e escola para que tenhamos êxito neste processo.

O sucesso de um, é o sucesso de todos, os alunos vão ter êxito na sua caminhada se a escola e família estiverem unidos, de forma a olhar para frente e procurando sempre soluções e não focando nos desafios. Os desafios estão aí para serem superados e sempre nos trazem lições importantes, onde devemos olhar de forma ampla para saber onde melhorar. E não esqueça: “EU VEJO VOCÊ.”